José Robson Soares – Coordenador de escolinha de futebol

Vitória diária, com futebol e cidadania!

Projeto, que tem por base a paixão nacional, visa abrir novos horizontes e garantir um futuro melhor a 40 meninos do bairro Monte Castelo

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
José Robson Soares comemora resultados do projeto na comunidade
José Robson Soares comemora resultados do projeto na comunidade

SÃO LUÍS - Um gol a favor de dezenas de crianças e adolescentes, de nove a 15 anos, moradoras da área do Monte Castelo. Eles são beneficiados por projeto social desenvolvido pelo mecânico industrial José Robson Soares, de 43 anos. A escolinha de futebol nasceu da vontade de abrir horizontes e garantir um futuro melhor para quem nasce e é criado na área.


“A visão do projeto é tomar a atenção das crianças que estão na rua e direcionar para atividades esportivas. A droga está solta, principalmente no bairro em que moramos, o Monte Castelo. Por isso, o principal objetivo é tirar o foco dessa realidade”, afirma José Robson Soares.


Tudo foi criado para evitar que as crianças e adolescentes construam uma ponte com o mundo das mazelas, como drogas, crimes, violência. Mas, sim, incentivando a construção de uma ponte com a cidadania, com o futuro, com o crescimento. A construção de um elo que leve a horizontes engrandecedores e capazes de transformar sonhos em realidade.

Atualmente, os treinos são realizados às terças, quintas-feiras e domingos, o suficiente para tornar a vida dos integrantes do projeto mais significativa, de modo que passem a objetivar o crescimento pessoal e, quem sabe, até profissional, no ramo esportivo, que acaba, também, sendo o sonho de muitos garotos. As atividades acontecem em um espaço de recreação do bairro, a Quadra Retiro Natal.

José Robson com os meninos beneficiados na escolinha de futebol
José Robson com os meninos beneficiados na escolinha de futebol

Projeto
Foi através do esporte, de uma escolinha de futebol, que o mecânico industrial José Robson Soares viu como poderia contribuir para a mudança de vida, para a transformação dos hábitos, principalmente, de cada um.


Hoje, a instituição criada por ele em outubro do ano passado atende cerca de 40 garotos, de baixa renda, moradores do bairro Monte Castelo, em São Luís. "Não tenho nem palavras para descrever como me sinto. É uma felicidade imensurável".


Como todo projeto, de iniciativa autônoma, as dificuldades não são poucas e a ação sobrevive do apoio da comunidade. Robson conta com a ajuda de alguns amigos, mais íntimos, que contribuem doando alguns materiais necessários para desenvolver as atividades oferecidas na escolinha, como bola, chuteiras e camisas.


Não tem sido o suficiente, devido à demanda, já que muitos querem participar do projeto. isso não é motivo para ele querer desistir, já que a iniciativa lhe completa para a formação cidadã. De um ser humano que luta pelo direito igual a todos: o direito a uma vida mais justa.

José Robson coordena os meninos em jogo na escolinha de futebol
José Robson coordena os meninos em jogo na escolinha de futebol

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.