COLUNA

TRE mira nos fakes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Uma decisão do desembargador José de Ribamar Castro, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), reforçou durante a semana a tese de que a Justiça Eleitoral maranhense está atenta aos casos de fake news de uso de perfis falsos para atacar candidatos no pleito deste ano.
Ao analisar representação do MDB, o magistrado determinou a exclusão de mais um perfil de rede social criado exclusivamente para atacar a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
Intitulada “Isso a Mirante não Mostra”, a página - administrada anonimamente no Instagram - era repleta, segundo a defesa da emedebista, de postagens “que agridem e difamam a candidata com a finalidade de trazer prejuízos à sua campanha eleitoral para as eleições vindouras”.
Castro ordenou o bloqueio imediato da conta e, ainda, mandou que o Facebook, proprietário do Instagram, forneça informações que ajudem a identificar o administrador da página.
A decisão é muito parecida com outra do mesmo tribunal: em julho, o juiz federal Clodomir Reis já havia deferido liminares em representações eleitorais protocoladas contra o Facebook pela manutenção no ar de perfis com essas mesmas características.
Após a identificação dos administradores, descobriu-se que um deles era o blogueiro Fabrício Oliveira - filiado ao PCdoB, que se identificava como funcionário do Governo do Maranhão em uma de suas páginas em redes sociais e que chegou a admitir receber dinheiro público para disseminar material pró-governo Flávio Dino.
O comunista foi preso no fim do mês de julho, depois de se descobrir que contra ele havia um mandado de prisão em aberto no estado de Goiás.

Números da campanha I
Estão na disputa das eleições proporcionais no Maranhão mais de 660 candidatos. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
São 197 para as18 vagas para deputado federal e 472 disputando as 42 cadeiras de deputado estadual.
Este número ainda pode aumentar até o próximo dia 20, prazo para registro de candidatura de postulantes que não tiveram o registro pedido pelo partido.

Números da campanha II
Na Câmara dos Deputados, a bancada maranhense é composta por 18 membros. E para estas cadeiras existem quase 200 candidatos na disputa. A média é de 10,9 postulantes por vaga.
A média de candidato por vaga é maior quando se trata da disputa de deputado estadual.
São 42 vagas sendo disputadas por 472 postulantes: 11,2 candidatos por cada cadeira na Assembleia Legislativa.

Bancada
A entrada na disputa de mulheres com forte potencial eleitoral é dada por analistas como indício de que a presença feminina deve aumentar na Assembleia a partir do ano que vem.
Atualmente, há seis deputadas na Casa, mas prognósticos conservadores apontam para um aumento de, pelo menos, 50%.
Entre as candidatas na disputa, destaque para Andreia Rezende (DEM), Cleide Coutinho (PDT), Daniella Tema (DEM), Detinha (PR), Helena Duailibe (SDD), Socorro Waquim (MDB) e Thaíza Hortegal (PP).

Lado a lado?
A deputada federal Eliziane Gama, candidata a senadora pelo PPS, segue tentando mostrar-se uma aliada de primeira hora do governador Flávio Dino (PCdoB).
No primeiro dia de campanha, ela fez uma postagem nas redes sociais destacando que sempre esteve “lado a lado” do comunista desde 2006.
Esqueceu de mencionar que, em 2016, estava na oposição, disputando a Prefeitura de São Luís contra Edivaldo Júnior, a quem não dispensou pesados ataques - uma impugnação de candidatura, inclusive.

Recall
Os candidatos a deputado estadual Fábio Câmara (PSL) e Wellington do Curso (PSDB) apostam no recall das eleições municipais e 2016 para se viabilizar nas eleições de 2018.
Os dois foram candidatos a prefeito de São Luís há dois anos e ficaram respectivamente em terceiro e quinto lugares.
Neste ano, tentarão manter parte desses votos e largar com boa margem rumo à disputa por uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa.

Inspeção
O Poder Judiciário em Bom Jardim vai realizar, no período de 20 a 31 de agosto, inspeção ordinária nos cartórios da comarca - que inclui os municípios de Bom Jardim e São João do Carú.
A inspeção ordinária é relativa ao ano de 2018 e abrange, ainda, a delegacia regional de Bom Jardim. Os trabalhos de inspeção serão coordenados pelo juiz titular Bruno Barbosa Pinheiro.
Segundo a portaria de instalação da inspeção, qualquer pessoa pode apresentar sugestão e/ou reclamação.

DE OLHO

R$ 111,6 mil foi quanto o Governo do Maranhão já separou para pagar à empresa Ideia e Inteligência, responsável por gerir o “WhatsApp de Todos Nós”.

E MAIS

• Não repercutiu bem entre os comunistas a fraca presença de público no primeiro ato de campanha de Flávio Dino, na Raposa; esperavam mais gente.

• O suplente de senador Pinto Itamaraty (SDD) desistiu da candidatura a deputado estadual para dedicar-se à coordenação de campanha de aliados.

• É grande a expectativa de internautas pelo início da Sabatina O Estado, nesta segunda-feira. Ramon Zapata (PSTU) abrirá a série de entrevistas que será transmitida ao vivo pelo site do jornal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.