Eleições

Sabatina O Estado dará pontapé para debate de propostas entre candidatos

Série de entrevistas entre postulantes ao cargo de governador do Maranhão começa na segunda-feira, 20, com a participação de Ramon Zapata, do PSTU

Gilberto Léda- da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Começa na segunda-feira, 20, a segunda edição da “Sabatina O Estado”, série de entrevistas realizadas pela equipe de Política de O Estado com todos os candidatos a governador do Maranhão.

O primeiro postulante ao cargo a participar do programa é Ramon Zapata, do PSTU. Na terça-feira, 21, será a vez de Odivio Netto, do PSOL.

A ordem dos entrevistados foi definida no dia 9 de agosto, em sorteio do qual participaram representantes de todos os partidos e coligações envolvidos na disputa pelo Governo do Estado. Na ocasião, discutiram-se, também, as regras gerais do programa, que se estenderá até o dia 27 deste mês.

O terceiro entrevistado, na quarta-feira, 22, será o senador Roberto Rocha, candidato pelo PSDB; seguido do governador Flávio Dino(PCdoB), na quinta-feira, 23; e da ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PSL), na sexta, 24.

Fechando a segunda edição da Sabatina O Estado, de acordo com o definido no sorteio, será entrevistada a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), no dia 27, uma segunda-feira.

Sabatina

O anúncio da segunda edição da “Sabatina O Estado” foi feito no início do mês de agosto pela equipe de Política do jornal, durante a gravação do “Eleições 2018”, edição semanal da TV O Estado na internet que debateu os bastidores do período pré-eleitoral nos últimos meses.

Ao anunciar os preparativos para a continuação do projeto, Cabalau explicou os detalhes sobre as regras. “A sabatina terá duração de uma hora, em estúdio montado na TV Mirante, e será transmitido ao vivo pela internet. O candidato será entrevistado pelos jornalistas Marco Aurélio D’Eça, Gilberto Léda, Ronaldo Rocha e Carla Lima”, disse na ocasião.

Em caso de desistência de um candidato, ou ausência da sabatina sem aviso prévio, O Estado manterá a programação apenas para explicar ao leitor, internauta e eventuais acompanhantes on-line, quem seria o entrevistado daquele dia e horário.

Novidade

Uma novidade que se decidiu implementar na edição 2018 da “Sabatina O Estado” é quanto à escolha dos temas a serem debatidos. Em 2016, era o mediador quem fazia o sorteio de cada assunto, antes das perguntas. Na edição deste ano, é o próprio candidato quem os sorteará.

Segundo a estrutura proposta, haverá uma primeira rodada de perguntas, com três temas sorteados. Na sequência, haverá perguntas de temas livres.

O horário das entrevistas será sempre de 10h às 11h, de segunda a sexta, com cobertura diária no jornal e uma cobertura mais ampla, na edição de fim de semana, com análise da participação de todos os entrevistados, em uma espécie de matéria especial sobre o projeto.

Mais

A sabatina será transmitida ao vivo pelo site e redes sociais de O Estado e está vedada a transmissão simultânea pelas redes sociais dos candidatos ou dos seus assessores/representantes.

Josimar de Maranhãozinho é um dos enrolados com a Justiça
Josimar de Maranhãozinho é um dos enrolados com a Justiça

Candidatos a deputado

são acionados por propaganda irregular

O Ministério Público Eleitoral no Maranhão protocolou três representações no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MA) denunciando candidatos por propaganda eleitoral antecipada.

A primeira delas foi protocolada contra Josimar de Maranhãozinho (PR) Cunha Rodrigues e Hélio Soares (PR), a segunda também contra Maranhãozinho e Dulcilene Belezinha (PR), e uma terceira contra Rogério Pitbull (PSDB).

Todos realizaram, segundo o MPE, propaganda eleitoral antes do prazo de 15 de agosto, estabelecido no artigo 36 da Lei nº 9504/1997.

Josimar de Maranhãozinho esteve em Colinas (MA), no dia 5 de agosto, junto com Hélio Soares, promovendo carreata com grande apelo público, sem controle de entrada e com ampla divulgação nas redes sociais, com fotografias, vídeos e trechos de discursos, o que torna evidente que os pré-candidatos tinham conhecimento da conduta.

Já com Belezinha, Maranhãozinho esteve em carreata em Santa Quitéria, no dia 10 de agosto. O ato público contou com grande participação dos moradores da cidade e ampla divulgação nas redes sociais.

Nos dois casos, os pré-candidatos afirmam que seria um ato de lançamento de campanha, De acordo com o MP Eleitoral, no entanto, carreatas como estas, configuram-se como verdadeiro ato de campanha antecipada, que em nada se confunde com "encontros, seminários ou congressos, em ambientes fechados", facultados pela Lei nº 9504/1997, desde que não haja pedido de votos.

Bom Lugar

Rogério Pitbull foi acionado por ato irregular em Bom Lugar, onde ele já foi prefeito. O tucano realizou carreatas e discursos em eventos públicos, nos quais fez pedido direto de votos. Os eventos tornaram-se conhecidos por conta da publicação, no Youtube, de um vídeo intitulado “Discurso Pitbull de Bom Lugar lança candidatura a Deputado Estadual”, feito no município de Vitorino Freire, que mostrou o anúncio da candidatura, a apresentação de apoiadores e a utilização de frases como “Roberto Costa, o seu deputado mais votado do estado do Maranhão”.

A realização do evento foi precedida de uma carreata, com grande quantidade de veículos e grande participação, atraindo a atenção de um numeroso público. O evento contou com pessoas usando material promocional da candidatura, como bonés e camisetas.

Segundo o MPE, a conduta de Rogério Pitbull tem, nitidamente, o objetivo de apresentar aos eleitores futura candidatura, sugerindo ser ele o mais apto ao exercício do cargo de deputado estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.