Estado do Samba

Chico Chinês: “Samba de Iaiá e de Ioiô"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Chico Chinês nos encanta ao som de "Terra de Noel" de Josias Sobrinho, com o auxílio luxuoso de João Eudes no Violão (veja em vídeo).

"Tudo começou dentro de casa ouvindo minha mãe e meu pai que cantavam muito bem, toadas de bumba boi de zabumba, tambor de crioula, sotaque de costa de mão de Cururupú, mas, o que me encantou mesmo foi quando comecei a ouvir muito LP de samba como Martinho da Vila, Agepê, João Nogueira, Joel Teixeira, Noite Ilustrada, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque dentre outros.

Depois, já adolescente, conheci a patota de Paulo Frontin no Monte Castelo (Betão, Cesar Doido e Cesinha, Belos olhos, Nhobi, Diomar e muitos outros). Eles tinham uma batucada muito maneira e cantavam samba, mina, capoeira e reggae. o samba deles me fascinava, um dia criei coragem, entrei na roda e cantei. eles gostaram e fiquei por lá por muitos anos. Era bom demais.

Depois conheci a (roda de samba do sapateiro). ali conheci sambistas de quase toda São Luís dessa época, sambistas como (Josias filho, Quirino, Samy do Cavaco, Ribão da Flor, Albano, Bahiano, Bonifácio, Tony Araujo, Tom Brasa e outros. Não dará pra falar de todo mundo, muitos bambas.

Nessa época fui convidado para tocar no grupo rima, mais tarde recrutado pro samba do sapateiro por Reinaldo, para fazer uma roda de samba no antigo tramp bar, pra tocar com Neto Peperi, e dessa forma, entrei para o inesquecível espinha de bacalhau.

Fiz parte também de uma roda de samba em São Jose de Ribamar ao lado da patota da Paulo Frontin e outra na Rua do Sol. Toquei uma temporada com o sambando na praia e outra muito boa na Turma Do Vandico.

Fiz parte ao lado de Julio Cabo do grupo Contra ponto e de uma roda de samba muito boa no hotel calhau ao lado de Vandico, Miguel do Cavaco, Nivaldo Santos e Marcilio do Pandeiro."

JM - Mas não é só no samba né Chico?

CC - Pois é João, na Vila Gracinha toquei muita marchinha com Vandico, primeiro na Rua de Nazareth e depois no Caminho da Boiada. Sergio Pinto, autor de "Trombone de Vara", me convidou pra defender a música no Festival de Música Carnavalesca. Eu nem esperava esse grande sucesso, pois, a gente fazia tudo sem prever, apenas nos divertiamos. No quinto festival participei com uma música minha.

JM - Me fala agora desse grande sucesso que é o "Samba de Iaiá".

CC - Outro momento muito feliz em minha carreira foi ter conhecido Nielson, produtor da Casa de Iaiá que nos convidou para encontrarmos um local pra fazer uma grande roda de samba. Na mesma época, Serrinha do Maranhão também estava querendo a mesma coisa. Começamos juntos com João a fazer a roda no BASA, onde não deu muito certo, até mesmo porque tivemos que mudar devido a uma reforma. Depois fomos para esse local que tocamos até hoje, no Olho D'água. Quer dizer, o sucesso de hoje deve-se a um belo trabalho de equipe, da portaria ao serviço geral.

SAIBA MAIS:

Projeto Samba de Iaiá, todos sábados, a partir das 17h30 até as 22h30 , sempre com grandes participações de sambistas daqui e de todo o Brasil. Em breve lançando o CD do Samba de Iaiá.

No encerramento Chico nos encanta com um belo samba de João Nogueira. Acompanhe em vídeo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.