Solidariedade

Campanha recolhe sangue para o banco do Hemomar, em São Luís

Meta é arrecadar cerca de mil bolsas de sangue; a partir de agora, as doações devem ser feitas na própria sede do Hemomar, na Jordoa; Centro de Hematologia precisa de doações para se manter

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Com a meta de arrecadar aproximadamente mil bolsas (antes eram 650) de sangue, que serão destinadas para o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), foi realizada ontem uma mais uma ação de coleta de sangue em massa, com colaboradores e pessoas da comunidade, no Hospital e Maternidade Natus Lumine, no bairro Olho d’Água, em São Luís. No local, foi montada uma unidade móvel do Hemomar, para atender à população.

A ação faz parte da III Campanha de Doação de Sangue organizada pelo Grupo Mercúrio, que gerencia cerca de 11 empresas do ramo da saúde, foi lançada no dia 15 de julho e segue até o dia 31 de agosto.

A técnica de enfermagem Dayane da Silva doou sangue pela primeira vez e explicou sobre a importância desse ato. “É uma sensação ótima saber que posso salvar uma vida. Eu tenho um filho e familiares e não sei o dia de amanhã. Eles também podem precisar de sangue um dia”, explicou.

“Já é o terceiro ano que o nosso hospital participa da campanha do Grupo Mercúrio. É uma iniciativa muito boa, pois com isso podemos salvar vidas e ajudar o Hemomar, que quase sempre está com o banco de sangue no limite”, ressaltou César Dias, diretor-geral do Hospital e Maternidade Natus Lumine.

“As doações aqui na Natus foi até hoje [ontem], mas as pessoas interessadas podem procurar o próprio Hemomar e dizer que está participando da campanha, pois a ação segue até o dia 31 de dezembro”, acrescentou a coordenadora-geral de enfermagem da Natus Lumine.

Para doar
De acordo com o Hemomar, os doadores devem apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter ente 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e menores só doam mediante autorização do responsável maior de idade; pesar acima de 50 kg; dormir bem nas últimas 24 horas; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis, vida sexual promíscua e outras.

SAIBA MAIS

O corpo humano possui em média cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml. Toda pessoa saudável por doar sangue sem prejuízo à saúde, com intervalo de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.
Hemomar – Segunda a sexta-feira (8 às 18h) / Sábado (9h às 12h)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.