Inscrições abertas

O brincar em discussão

Ações formativas da mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos”, que o Sesc traz a São Luís em setembro, estão com inscrições abertas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Exposição Brinquedos do Brasil ficará em cartaz a partir do dia 13 de setembro
Exposição Brinquedos do Brasil ficará em cartaz a partir do dia 13 de setembro (Brinquedos do Brasil)

SÃO LUÍS -O brincar, os brinquedos e seus desdobramentos serão o pano de fundo da mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos”. O evento, realizado pelo Sesc, é composto por uma exposição, palestra, oficinas e exibição de material audiovisual. As inscrições para as ações formativas estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de setembro por meio de uma ficha disponível no site www.sescma.com.br.

Após realizar o download da ficha de inscrição, os interessados devem preenchê-la e enviar para o e-mail mostrabrinquedosescma@gmail.com. O participante precisa validar sua inscrição mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, entregue no dia do evento.

A programação da mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” ocorrerá de 13 a 16 de setembro em São Luís e reunirá um acervo de brinquedos artesanais construídos por artistas populares de diversas partes do Brasil. Montado para adultos e crianças, o acervo é um verdadeiro tesouro composto por brinquedos artesanais de todas as regiões do país. Além da exposição, a mostra também apresenta uma vasta agenda formativa com palestra e oficinas para professores e estudantes de licenciatura que visam estimular a reflexão sobre o papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras.

A palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los”, será ministrada no dia 13 de setembro pela curadora da Mostra e Diretora do Caleidoscópio Brincadeira e Arte, Adriana Klisys. As oficinas “Brincar com as mãos e a imaginação”, “Organização de ambientes lúdicos/ambientes de aprendizagem” e “Oficina Construção de jogos e brincadeiras com elementos da natureza”, ocorrem no dia 14 de setembro em três turmas no turno matutino e três no vespertino, nos horários de 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h. Cada uma dispõe de 25 vagas.

Na agenda da mostra há espaço para que a comunidade possa repensar as possibilidades do brincar por meio de oficinas gratuitas realizadas no dia 15 de setembro na Escola Cauan e Matheus (Divinéia) e na Quadra Sesc Comunidade (Raposa) das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30, respectivamente. A Unidade Sesc Turismo também integra a programação no dia 16 de setembro com oficina de brinquedos ministrada das 9h às 11h30, além da exibição do documentário “Território de Brincar”, de Renata Meirelles e David Reeks, na Sala de Vídeo da Unidade, às 12h.

Mostra
A exposição é formada por brinquedos artesanais em diversos tamanhos e cores, piões, bonecos de madeiras articulados, carrinhos de madeira e muitos outros que prometem despertar em crianças e adultos um novo olhar para além dos pixels de celulares, tabletes e TVs, oportunizando a descoberta de novas formas, texturas e materiais.

A mostra entrará em cartaz para o público dia 13 de setembro, na Sala Sesc de Exposições (Condomínio da Fecomércio – Av. dos Holandeses), com apresentação do Teatro de Mamulengo. O acervo, que é parcialmente interativo, fica exposto até 19 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Visitas mediadas de grupos podem ser agendadas pelo telefone (98) 3221-0028 ou e mail (mostrabrinquedosescma@gmail.com). l

Serviço

O quê

Inscrições abertas para ações formativas da mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos

Quando

Até 3 de setembro

Onde

Ficha de inscrição disponível no site www.sescma.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.