SAÚDE

Hospital Aldenora Bello inaugura nova UTI pediátrica, resultado de parceria com iniciativa privada

Recursos do Instituto Ronald McDonald possibilitaram criação de espaço exigido por portaria do Ministério da Saúde; inauguração aconteceu na tarde de ontem

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
UTI Pediátrica foi inaugurada ontem.
UTI Pediátrica foi inaugurada ontem. (UTI)

SÃO LUÍS - A inauguração da nova UTI pediátrica do Hospital Aldenora Bello foi realizado na tarde de ontem. O evento contou com a participação de representantes do Instituto Ronald McDonald e da sociedade, voluntários do Hospital do Câncer, além do secretário de saúde Carlos Lula. Foram entregues cinco leitos especiais para o tratamento oncológico de crianças e adolescentes do estado.

O trabalho bem-sucedido, realizado pela unidade de saúde, entretanto, esteve sob risco: caso não fosse construída uma UTI pediátrica, o local poderia deixar de atender crianças. Com a colaboração do Instituto Ronald McDonald a situação foi contornada e durante a tarde de ontem, 16, a instituição inaugurou no hospital um espaço com cinco leitos infantis de UTI e equipes pediátricas especializadas.

A exigência da UTI vem da Portaria nº 140 do Ministério da Saúde, de 27 de fevereiro de 2014. A medida redefine as condições estruturais, de funcionamento e de recursos humanos para habilitar os estabelecimentos de saúde oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), de onde vem 85% dos recursos do HCAB. Ou seja, o cenário de não estar habilitado no SUS abalaria o hospital, que só em 2017 atendeu 507 crianças, com um total de 4.056 procedimentos.

A medida, porém, faz total diferença no tratamento, como alerta Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, que há 19 anos aproxima crianças e adolescentes da cura do câncer.

“Hoje é um momento de celebrar a vida, de mostrar o que fizemos com os recursos adquiridos, de mostrar que isso vai dar um salto na qualidade do atendimento e aumentar a chance de vida das crianças. Tudo isso em função de arrecadações que fazemos aqui na localidade”, explicou.

O momento foi celebrado com muita alegria e satisfação entre os voluntários e a sociedade da Fundação Antônio Dino. Para a presidente da instituição, Dona Enide Moreira Lima, a felicidade é imensurável.

“É um momento de muita emoção, de muita alegria e de muito agradecimento pelo que a gente já recebeu da comunidade que nunca se negou a nos ajudar e apoiar em nossas causas. Apesar da grande dificuldade que atravessamos, sempre encontramos anjos que vêm em socorro de todos nós. Estou altamente emocionada e feliz por essa conquista”, declarou.


Próximos eventos

O próximo evento de arrecadação para o Hospital do câncer e Fundação Antonio Dino será o McDia Feliz será realizado no dia 25 de agosto. O evento é voltado para a venda de camisas, canetas e demais objetos cujo o valor é destinado a projetos, como o Hospital do Câncer.

O evento garante o dia de maior movimento em mais de 800 restaurantes McDonald’s no país, contando com uma mobilização de mais de 30 mil voluntários. Ao longo de 29 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuí para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: No final da década de 80 a chance de cura era de 15%, atualmente chega a 85% em casos diagnosticados no início.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu mais R$ 150 milhões para a causa do câncer infanto-juvenil, em mais de 20 estados brasileiros. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.