Oportunidade

Dependentes de drogas são acolhidos e levados para fazer tratamento

Operação é fruto de uma parceria entre o segundo Distrito Policial (DP) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas do Maranhão (Caps AD)

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Dependentes de drogas em situação de rua tiveram ontem mais uma oportunidade de optar por fazer um tratamento para deixar o vício e as ruas e se reintegrar à sociedade, por meio da “Operação Resgate” - fruto de uma parceria entre o segundo Distrito Policial (DP) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas do Maranhão (Caps AD). A abordagem ocorreu durante toda a manhã na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, onde, segundo os responsáveis, há uma grande incidência desse público e também de roubos e outros crimes.

Durante a ação, foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de HIV/Aids, glicemia, vacinas, entre outros. Café da manhã, composto de pães, bolos, café e sucos, por exemplo, e produtos de higiene pessoal também foram doados para esse público. “A nossa intenção é fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas e aceitem fazer o tratamento, para sair da situação de rua em que se encontram e principalmente abandonar de vez o vício nas drogas.

Atualmente, temos 14 leitos de internamento. A internação dura de 30 a 180 dias (seis meses), dependendo de cada caso. O Caps AD tem capacidade para realizar até 400 atendimentos diários”, garantiu Marcelo Costa, diretor do Caps AD.
O Estado registrou que uma gestante dependente química aceitou fazer o tratamento e foi encaminhada para internação. “Ela terá prioridade máxima. São duas vidas que necessitam de cuidados. Será encaminhada ainda hoje [ontem] para o tratamento”, ressaltou Costa.

Responsável pelo segundo Distrito Policial, o delegado Joviano Furtado explicou como são escolhidos os ambientes onde a ação é executada e revelou como é realizado o tratamento. “Fazemos um monitoramento dos locais onde existe um alto índice de criminalidade e usuários de drogas em situação de rua. Esses locais são o nosso alvo, com o objetivo de oferecer um tratamento a quem tanto precisa e diminuir a quantidade de crimes nessas áreas. Quando um dependente aceita a fazer o tratamento, ele passa por quatro etapas: resgate, tratamento, curso de capacitação (em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac) e, por fim, a recolocação ou colocação no mercado de trabalho (em parceria com o Sistema Nacional de Emprego – Sine). Acreditamos que não adianta só fazer o tratamento. Essas pessoas precisam de ocupação”, disse.

SAIBA MAIS

No último dia 25 de julho, ex-dependentes químicos em situação de rua que haviam passado pelo tratamento oferecido pela “Operação Resgate” receberam o certificado de conclusão do curso profissionalizante de pintura e serigrafia, executado por meio de uma parceria entre o Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o segundo Distrito Policial. Esses cursos já capacitaram aproximadamente 240 ex-dependentes de drogas que vivam nas ruas da capital maranhense, conforme informou Marcelo Costa, diretor do Caps AD. “Formamos 30 pacientes, a cada curso oferecido. Essa ação é muito importante, porque é a chance de, após a libertação do vício das drogas, reinseri-los ou inseri-los no mercado de trabalho formal ou até mesmo independente. É uma forma de fazer com que os ex-dependentes químicos não voltem às ruas e o pior, consumir entorpecentes”, finalizou Costa.

NÚMEROS

300 atendimentos médicos à população geral
15 atendimentos a dependentes químicos em situação de rua
7 aceitaram tratamento e seriam encaminhados para o abrigo da Prefeitura de São Luís e posteriormente farão acompanhamento no Caps AD. Desse total, dois já foram levados para internamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.