Tribunal de Justiça

TJMA entrega Fórum revitalizado à população de Paço de Lumiar

A unidade judicial é composta por três varas judiciais, um Juizado Especial e salão do júri com capacidade para 90 lugares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29


PAÇO DO LUMIAR - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, entregou terça-feira,14, à população de Paço do Lumiar – Termo Judiciário da Comarca da Ilha de São Luís – o Fórum Judicial totalmente revitalizado, após significativas intervenções de engenharia na estrutura e espaços físicos interno e externo do prédio.

“Renova-se nesta data mais um registro de singular júbilo, alegria e realização administrativa, com a inauguração das instalações revitalizadas do Fórum Judicial de Paço do Lumiar, o qual, por decisão da Corte Estadual de Justiça, deu-se o honrado nome do desembargador Tácito da Silveira Caldas, ex-corregedor e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão”, assinalou o desembargador Joaquim Figueiredo.

O presidente do TJMA disse que a entrega das novas instalações do Fórum representa o efetivo compromisso do Tribunal de Justiça do Maranhão de oferecer melhores serviços de atendimento aos seus jurisdicionados, no pleno exercício de suas funções institucionais e constitucionais, permitindo, democraticamente, a todos a igualdade perante a lei.

“Aqui, o cidadão encontrará, na pessoa do Juiz de Direito, o legítimo representante do Poder Judiciário, sempre a realizar em nome da Justiça a Paz Social, com uma prestação jurisdicional efetiva, permitindo aos cidadãos o pleno exercício da cidadania”, enfatizou o chefe do Poder Judiciário.

O diretor da Corregedoria Geral de Justiça, juiz Marcelo Moreira – representando o corregedor-geral, Marcelo Carvalho Silva – falou da satisfação em ver mais uma realização em benefício da magistratura de 1º Grau.

Segundo Marcelo Moreira, a revitalização de um Fórum importante como o de Paço do Lumiar corresponde à melhoria do trabalho jurisdicional. “Esse Termo é de extrema importância para o Poder Judiciário porque compõe a grande ilha e os juízes, há muito tempo, já mereciam melhores condições de trabalho”, pontuou.

O magistrado ressaltou que o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, entrega aos juízes e à população de Paço do Lumiar uma grande obra. “As intervenções de engenharia tornaram o Fórum funcional, atendendo às necessidades do momento, com reflexos positivos na prestação jurisdicional”, salientou.

A diretora do Fórum, juíza Joelma Sousa Santos, afirmou que ver o Fórum totalmente reformado é um sonho realizado, uma conquista e um avanço para o trabalho e para a Justiça de Paço do Lumiar.

Após o descerramento da placa de inauguração ds novas instalações do prédio, foi feita a bênção pelo padre Leonardo Helmn, que desejou muita luz aos magistrados na nobre missão de distribuir Justiça na luta pela paz social.

A solenidade contou com a presença de magistrados; o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra; vereadores; o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos; promotores de Justiça; advogados e servidores da Comarca de Paço do Lumiar.

Instalações

O Fórum é composto por três varas judiciais, um Juizado Especial e salão do júri com capacidade para 90 lugares. As três unidades judiciais são formadas por gabinete do juiz, sala de audiências, secretaria judicial, recepção, entre outros.

Constituído por edificação térrea, o prédio possui área total do terreno igual a 2.736,76 metros quadrados, apresentando área total construída igual a 1.506,46 metros quadrados, com ampla recepção principal, salas (de atermação, dos oficiais de justiça, OAB, distribuição, assistente social, psicólogo) e nova unidade para funcionamento do Juizado Especial, além de moderna fachada principal de entrada do imóvel.

A revitalização também contemplou a acessibilidade por meio da execução de rampas de acesso na entrada principal, bem como rampa de interligação entre prédios contendo corrimãos adequados e em conformidade com a NBR-9050 e, ainda, foram executados banheiros adaptados para pessoas com deficiência – PCD.

O novo espaço destinado ao Juizado Especial contém três salas de audiências, secretaria judicial, gabinete do juiz, sala da assessoria, atendimento, arquivo, banheiros, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.