Instituto federal

Prédio da Reitoria do IFMA é entregue à comunidade

Cerimônia teve a presença do ministro da Educação, Rossieli da Silva, e marcou o início oficial das instalações da alta gestão do Instituto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Reitor Roberto Brandão (e) e o ministro Rossieli chegam ao novo prédio
Reitor Roberto Brandão (e) e o ministro Rossieli chegam ao novo prédio (reitoria)

O novo prédio da Reitoria do Insti­tuto Federal do Maranhão (IFMA) foi entregue oficialmente à comunidade na terça-feira (14), em cerimônia que teve a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. As atuais instalações funcionam no bairro Renascença (Avenida Colares Moreira, n° 477), em São Luís, e reúnem setores que integram a alta gestão da instituição.

De acordo com o reitor Roberto Brandão, cerca de 250 servidores atuam na sede da Reitoria do IFMA, articulando as demandas de seus 29 campi, que se distribuem em 27 municípios maranhenses. Três unidades funcionam na capital do estado. O gestor disse que o projeto estrutural visou melhorar o atendimento à sociedade, bem como aos parceiros do poder público e do setor produtivo. A mudança para o novo endereço tinha ocorrido em setembro do ano passado.

Roberto Brandão informou que as obras para a recuperação do prédio, com 3,1 mil metros quadrados de área construída em um terreno com mais de sete mil metros quadrados e que se encontrava abandonado antes de abrigar o instituto, totalizaram R$ 19 milhões, oriundos de recursos próprios do orçamento da instituição. Ele destacou ainda que o êxito do trabalho, em um cenário de restrições orçamentárias no país, deveu-se ao planejamento institucional para definir alternativas viáveis no uso dos recursos disponíveis. Atualmente, existem 39 obras de infraestrutura em execução nos pontos de presença do IFMA, entre construções, reformas e ampliações de espaços físicos.

“Investir nos institutos federais e universidades nesse momento é fundamental para podermos transpor dificuldades [no país], inclusive na economia”, disse Rossieli da Silva, ressaltando que a autonomia dessas instituições públicas favorece avanços tanto no uso dos recursos orçamentários quanto para lidar com questões burocráticas em torno de licitações e outros processos administrativos estabelecidos em legislação. Segundo o ministro, a educação deve ser priorizada para que o Brasil consiga dar “saltos geracionais” que contribuam para a oferta de ensino profissional e superior gratuito em todas as unidades federativas brasileiras, com a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Participaram ainda da solenidade Davi Teles, titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), além de representantes de instituições de educação profissional e superior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.