57 anos após roubo

Polícia britânica devolve estátua de Buda à Índia

O artefato de bronze com revestimento em prata foi uma das 14 roubadas em 1961 do museu do Serviço Arqueológico da Índia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

LONDRES - A polícia britânica devolveu ontem uma estátua de Buda do século 12 roubada na Índia há 57 anos. A estátua de bronze com revestimento em prata foi uma das 14 roubadas em 1961 do sítio arqueológico do museu do Serviço Arqueológico da Índia em Nalanda.

A estátua foi entregue à Alta Comissão da Índia durante cerimônia em Londres ontem, para coincidir com comemorações da independência do país.

O artefato passou por diversas mãos desde que foi roubado antes de ser identificado em uma feira em março de 2018.

"Esse caso foi um ótimo exemplo de cooperação entre autoridades da lei, comerciantes e pesquisadores", disse a detetive Sophie Hayes, da unidade de arte e antiguidades da Polícia Metropolitana de Londres.

"Precisamos aplaudir todos os envolvidos na identificação e devolução da estátua. Já que, desde o início, todos os envolvidos cooperaram completamente", acrescentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.