Reconhecimento

Cemar é premiada como melhor empresa para trabalhar

Companhia Energética do Maranhão ocupa a 21ª colocação no ranking Great Place to Work, que listou as 150 melhores empresas no país, resultado que consolida as práticas e modelo de gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Diretores e executivos da Equatorial Energia, Celpa e Cemar celebram a premiação da companhia - Divulgação
Diretores e executivos da Equatorial Energia, Celpa e Cemar celebram a premiação da companhia - Divulgação

Pelo oitavo ano consecutivo, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, ocupando desta vez a 21ª colocação, na categoria Grandes Empresas. A premiação realizada pela revista Época e Instituto InternacionalGreat Place to Work® (GPTW) ocorreu no Espaço das Américas em São Paulo.

A Cemar, que já havia sido premiada como a 1ª empresa no ranking do Great Place to Work – Maranhão, participou da pesquisa nacional, que avaliou o índice de confiança dos funcionários com relação à liderança, o quanto as pessoas têm orgulho do que fazem, além do relacionamento de camaradagem entre os colegas de trabalho.

Das 150 finalistas, as empresas foram divididas em três categorias: Grandes, com 80 empresas que têm mil funcionários ou mais; Médias Multinacionais, com 35 organizações que possuem entre 100 e 999 empregados, e Médias Nacionais, também um total de 35 empresas com número de funcionários entre 100 e 999.

“Para nós, da Cemar, fazer parte do seleto ranking nacional das Melhores Empresas Para Trabalhar - GPTW, significa que, alicerçado em uma gestão transparente, cada colaborador está engajado e comprometido com a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Assim, temos a certeza de que seguiremos firmes rumo ao importante propósito de sermos uma empresa cada vez melhor para a população maranhense, propiciando o desenvolvimento do nosso estado”, comemora o presidente da Cemar, Augusto Dantas.

Como mostra o estudo do Instituto GPTW, a vanguarda da gestão empresarial reconhece que um modelo que tem como pilar central o investimento em pessoas é parte importante da estratégia do negócio. Diferencial este, inclusive, extremamente relevante em tempos de crise. "Gente feliz é 10% mais produtiva. Portanto, chega de ambiente tóxico. Chega de guerra corporativa. É mau negócio", ressaltou Ruy Shiozawa, presidente do Great Place to Work®.

“Permanecer no ranking da Great é motivo de muito orgulho e alegria para todos nós da Cemar e da Equatorial Energia, porque é um resultado que consolida a nossas práticas e modelo de gestão de pessoas. O nosso compromisso de construir um ambiente de trabalho cada vez melhor e com foco em gente fica ainda mais forte. Esse é o trabalho de todos que fazem parte da Cemar, com o objetivo de estender essa satisfação e ser uma empresa cada vez melhor para os maranhenses”, comemora a diretora corporativa de Gente e Gestão da Equatorial Energia, Carla Medrado.

Gestão da Equatorial Energia

Sob a gestão da Equatorial Energia há 14 anos, a Cemar mantém as ações de desenvolvimento voltadas aos colaboradores, com o objetivo de contribuir de forma assertiva, trabalhando para ser muito melhor para seus clientes. Essas medidas também impulsionam a melhoraria do clima e a sinergia entre os colaboradores no ambiente de trabalho.

Entre as ações, destacam-se a “ênfase na meritocracia” como um dos principais valores e programas internos com a proposta de cuidar e de valorizar os colaboradores. Isso inclui a promoção de capacitações constantes, implantação de gestão por competências e diagnóstico de clima.

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, que opera nos segmentos de geração, transmissão, comercialização, telecom, serviços e distribuição de energia: na Cemar, Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que está pelo segundo ano consecutivo no ranking GPTW e agora também a Cepisa - distribuidora do Piauí, que antes era gerida pela Eletrobras.

Mais

Sobre o GPTW®

Esta é a uma pesquisa global de avaliação do clima organizacional e que apontou a Cemar como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. Neste ano, 2.280 empresas fizeram inscrição para participar da avaliação, um número bem acima do ano passado, quando 1.963 companhias foram inscritas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.