Eleições 2018

Bolsonaro entra com ação contra pedido de registro de candidatura de Lula

Candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro entrou com ação de impugnação contra o registro de candidatura do petista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Ação de Bolsonaro é a sexta contestando direito de Lula ser candidato
Ação de Bolsonaro é a sexta contestando direito de Lula ser candidato (Bolsonaro)

Brasília - O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) entrou com uma impugnação (questionamento) nesta quinta-feira, 16, contra o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É a sexta impugnação apresentada à Corte questionando a candidatura de Lula. O registro da candidatura do petista foi feito nesta quarta-feira (15) pelo Partido dos Trabalhadores.

Na petição ao TSE, os advogados de Bolsonaro afirmaram que é de “conhecimento geral” que Lula foi condenado em segunda instância.

Nesta quarta, o registro já havia sido impugnado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela pediu que o TSE inicie a contagem do prazo para que a defesa de Lula se manifeste.

O ex-presidente está preso desde abril em Curitiba, condenado pela segunda instância da Justiça no caso do triplex do Guarujá a uma pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro.

A condenação enquadra o ex-presidente na Lei da Ficha Limpa e pode torná-lo inelegível, mas a questão ainda terá de ser decidida pelo TSE.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.