CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UFMA recebe navio Ciências do Mar II, do MEC

Instituição foi favorecida com projeto do MEC; alunos do Maranhão, Piauí e Região Norte são beneficiados

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Cursos ligados à área de ciências do mar, como Biologia, Engenharia de Pesca, Geografia, Oceanografia, entre outros, foram beneficiados com o navio Ciências do Mar II, entregue na manhã de ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil. O navio vai servir de laboratório para atividades acadêmicas para alunos da universidade e instituto federal do estado bem como para outras instituições de ensino.

A embarcação, que faz parte de um projeto financiado pelo MEC e liderado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi entregue em uma solenidade promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição favorecida com o projeto. A solenidade, que marcou o recebimento e o batizado do navio Ciências do Mar II, aconteceu na Ponta da Espera – Terminal do Ferry Boat, em São Luís.

Na ocasião, entre diversas autoridades, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, falou sobre os investimentos, que vão além do projeto Navio Ciências do Mar. “Qualquer investimento que se faça na educação é fundamental. O Brasil precisa disso. Melhorar as condições, como fazemos aqui hoje, é importante para todo o Brasil”.

Sobre os benefícios, Rossieli Soares frisou pontos pensados estrategicamente para contribuir para a vida acadêmica dos alunos das áreas de Ciências do Mar. “É uma iniciativa muito importante para o Brasil e vai atender, especialmente, as pesquisas relacionadas a tudo o que temos no mar, com o que há de melhor e mais tecnológico, tudo para que alunos possam chegar ao mercado de trabalho com a teoria e prática do laboratório, mas também em alto-mar. É um projeto que há de elevar o patamar de formação dos alunos e também o patamar da pesquisa que é fundamental para o desenvolvimento”.

Segundo o Ministro da Educação, o investimento para o projeto por parte do Governo Federal foi de 50 milhões mais o custeio anual, avaliado em 4 milhões. O navio Ciências do Mar II vai atender além do Maranhão, o estado do Piauí e a Região Norte também. Ao todo, o projeto contempla quatro embarcações. São Luís é, portanto, a segunda capital a receber um destes quatro laboratórios flutuantes construídos com recurso do Ministério da Educação, destinados à pesquisa marinha na costa brasileira e a oferecer experiências embarcada aos estudantes, item obrigatório, por exemplo, nas diretrizes curriculares dos cursos de Oceanografia.

A reitora da UFMA, Nair Portela, disse, em entrevista, que se trata de uma conquista e de uma oportunidade de extrema importância para crescimento de pesquisas relacionadas à Ciência do Mar. “Nós estamos muito felizes por essa grande conquista porque o navio vai dar uma oportunidade muito grande para alavancar a formação na área das Ciências do Mar. É um avanço muito grande, porque o oceano é uma porta aberta para o desenvolvimento da economia mundial e nós precisamos preparar os nossos alunos adequadamente para esse grande papel que é trabalhar para o desenvolvimento do país e do mundo”.

Sobre os critérios que colocaram a UFMA como uma das quatro universidades para receber a embarcação, a reitora declarou que tudo se deu a partir do tamanho da costa litoral maranhense. “A nossa defesa foi de que temos um grande litoral. As nossas condições geográficas nos favoreceram, são 640 quilômetros de litoral, é uma costa muito rica”, declarou.
“E também temos cursos de ciências do mar na graduação e pós-graduação”.

A embarcação será coordenada pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Maranhão (ICMar-UFMA), criado em outubro do ano passado, com o objetivo de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de cursos de graduação e de pós-graduação das Universidades do Maranhão e do Piauí e as da Região Norte, além de atender à formação de recursos humanos na área de ciências do mar.

Especificidades
Com um casco de 32 metros de comprimento com três decks (plataformas), a embarcação 12 dias de navegação e capacidade para até 26 pessoas, entre alunos, professores e oito tripulantes.
O navio tem por principal objetivo contribuir para o aprendizado dos alunos nas atividades práticas relacionadas às ciências do mar, além de servir de plataforma para pesquisas. Com ele, os alunos poderão operar e manusear equipamentos, coletar dados, armazenar amostras e, principalmente, se ambientar a bordo de uma embarcação de pesquisa.

SAIBA MAIS

Ciências do Mar II

O Ciências do Mar II é um laboratório de ensino e pesquisa que visa atender às demandas das instituições do Maranhão e do Piauí e da região Norte do país, garantindo que o estudante realize atividades práticas no mar, e que contribua para a sua formação profissional, por meio do contato direto com rotinas de bordo, inter-relacionadas com outras atividades curriculares dos cursos de ciências do mar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.