Educação

Senac EAD comemora os 10 anos de pós-graduação com cinco novos cursos

Entre os lançamentos, há especializações nas áreas de comunicação, saúde e finanças; inscrições estarão disponíveis a partir de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Os cursos de especialização se tornaram um importante diferencial no mundo do trabalho. Afinal, eles são voltados não apenas para quem quer aprofundar seus conhecimentos, mas principalmente para aqueles que planejam impulsionar suas carreiras e, consequentemente, conquistar melhores oportunidades.

Atento a essa demanda, o Senac EAD lança cinco novos cursos de pós-graduação: Mercados Financeiros; Comunicação Empresarial; Governança Tributária; Seguros e Previdência Privada; e Saúde do Idoso e Gerontologia. O processo seletivo para essas especializações abrirá em outubro, com início das aulas em março de 2019. “São novidades que ampliam nossas áreas de atuação e, acima de tudo, vêm ao encontro das demandas do mundo do trabalho, que busca cada vez mais por profissionais especialistas”, comenta Zilma Carvalho, coordenadora da pós-graduação EAD da instituição.

O Senac EAD também passa a investir, neste ano, em “learning analytics”, que se refere ao mapeamento, mensuração e análise de processos de aprendizagem, para que alunos e professores possam alcançar uma experiência de forma ainda mais personalizada. Além disso, os cursos de pós-graduação a distância na área da educação oferecidos pela rede possuem parceria com a Universidade de Lisboa. “Os formandos podem obter aproveitamento de estudos em disciplinas específicas do mestrado e se inscrever no processo seletivo stricto sensu em educação a distância da instituição portuguesa”, ressalta Zilma.

O processo ensino-aprendizagem conta com a atuação de professores mestres e doutores, que acompanham e orientam os estudantes durante toda a disciplina. Cada curso tem um coordenador pedagógico que acompanha a turma nas suas necessidades, presta orientações e também atua para facilitar os processos acadêmicos e, principalmente, no acolhimento dos alunos. Além do conteúdo base, o estudante conta com outros recursos, como aulas narradas, vídeos, material complementar, biblioteca virtual, webconferências, fóruns de discussão e troca de experiências.

Tradição no EAD
A origem do ensino a distância no Senac remete ao ano seguinte à sua criação, em 1947, por meio de aulas transmitidas pelo rádio. Segundo Zilma Carvalho, o desenvolvimento de um produto a distância que se relacionasse com as atuais demandas do mundo do trabalho sempre foi uma preocupação da instituição. “Atualmente, a disseminação da internet por banda larga e o uso dos smartphones, por exemplo, facilitaram o acesso à informação e, consequentemente, mais pessoas estão se beneficiando da EAD”.

Há uma década, o Senac EAD criou seus primeiros cursos de pós-graduação: Mídias Interativas e Tecnologias na Aprendizagem, em agosto de 2008. Desde então, já formou 8.500 alunos. Em 2013, observou-se um grande avanço nos recursos tecnológicos e, com a criação da Rede Senac EAD, São Paulo passou a ser a sede para o ensino superior, com polos em todo o território nacional. Em 2016, a evolução dos cursos foi reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), que avaliou o Centro Universitário Senac com a nota máxima 5 (cinco).

Sobre o Senac EAD
Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 300 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e mais de 260 para graduação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.