Cerco policial

Polícia desmonta tráfico de entorpecente no Maranhão e Piauí

Organização interestadual, chefiada por foragido da Justiça da Bahia, mantinha um sítio em Timon que servia de base para a distribuição do entorpecente em cidades dos dois estados

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Cinco das 10 pessoas presas no Maranhão no Piauí, envolvidas com o tráfico de entorpecentes
Cinco das 10 pessoas presas no Maranhão no Piauí, envolvidas com o tráfico de entorpecentes (Traficantes)

SÃO LUÍS - Uma organização criminosa interestadual especializada em tráfico de entorpecente, que era chefiada pelo foragido da Justiça da Bahia e empresário Carlos Roberto dos Santos, o Baixinho ou Carlinhos, de 39 anos, foi desarticulada durante uma operação denominada “Entre Rios” realizada na última segunda-feira e madrugada de ontem pelas equipes da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) do Piauí e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc). A droga, segundo a polícia, era trazida de Pernambuco e armazenada em um sítio de propriedade de Carlos Roberto, no povoado São Gonçalo, em Timon, e distribuída nos dois estados.

Além de Carlinhos, os policiais prenderam, também, Francisco Dalton de Araújo Oliveira, Manoel Alcides da Silva, Hailton da Silva Marques, José Terto da Silva Filho, Fabrícia Abreu Fernandes Noronha, David dos Santos Bonfim, Sebastião Rodrigues Marques, Daniela Rodrigues Marques de Oliveira, e um conhecido apenas com Airton.

Operação

A operação foi realizada no Maranhão e no Piauí. O delegado Carlos Alessandro de Assis, superintendente da Senarc, informou que Carlinhos e Francisco Dalton, que estavam em um veículo Saveiro, foram presos no centro de Timon. Eles retornavam do sítio e seguiam para Teresina. Os policiais encontraram no carro alguns tabletes de maconha, que pesavam aproximadamente 8 kg.

Em seguida foi feita uma incursão no sítio de Carlinhos, a central da distribuição da droga, onde prenderam Manoel Alcides e Hailton da Silva, que de acordo com o delegado, seriam os responsáveis pela guarda do entorpecente e segurança da propriedade. “Os detidos no Maranhão foram apresentados na Central de Flagrantes de Timon onde foi formalizada a prisão”, disse o delegado.

Em Teresina, foram presos os outros integrantes do bando. Os policiais fizeram incursões nos bairros Dirceu I, Jardim Europa, Planalto Bela Vista e São Joaquim, nos quais foram preendidos alguns veículos, entre eles uma caminhonete.

Líder

Carlos Roberto dos Santos, que era o líder da quadrilha, havia sido preso duas vezes por tráfico de drogas no estado da Bahia, em 2005 e 2010. A polícia informou, também, que o sítio do criminoso, em Timon, está avaliado em mais de R$ 1 milhão. Ele é proprietário, ainda, de uma loja de autopeças e um posto de combustível, em Teresina, no Piauí. No Maranhão ele era conhecido como produtor rural.

A polícia constatou, também, que Carlos Roberto dos Santos tem um mandado de prisão pela Comarca de Remanso, na Bahia. Quanto a Francisco Dalton de Araújo Oliveira e Maurino Nascimento tinham sido presos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, respectivamente.

Investigação

Os delegados da Polícia Civil do Piauí, Matheus Lima e Walter Pereira, foram os responsáveis pela investigação que começou há quatro meses. A droga, segundo eles, era trazida via terrestre de Pernambuco para o sítio de Carlinhos, na zona rural de Timon.

Nesse local havia pessoas que tinham a missão de receber e guardar o material. Outros criminosos tinha a tarefa de realizar a distribuição para as outras cidades do Maranhão e do Piauí. A venda do entorpecente também era feita por outros criminosos. A polícia conseguiu identificar alguns integrantes da quadrilha e solicitou a ordem de prisão ao juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, no Piauí.

Mais prisão

Ainda ontem, policiais militares conseguiram prender, por meio de denúncia anônima, Humberto dos Santos Lopes, de 55 anos, no bairro do Barreto. Com ele, que foi apresentado na sede da Senarc, no Bairro de Fátima, foi apreendido 1 kg de cocaína.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.