ATENÇÃO

GBMar esclarece sobre afogamento de irmãos

Maré da costa, uma das mais variantes do mundo, foi o principal fator para a fatalidade; imprudência também pode ter sido um dos fatores contribuintes

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - O Grupamento de Bombeiros Marítimo do Maranhão (GBMar) esclareceu o que pode ter causado o afogamento que vitimou dois irmãos no domingo (12), na praia do Araçagi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Entre os principais fatores citados, destacam-se a maré da costa maranhense e a possível imprudência das vítimas.

O Estado conversou, na manhã de ontem (14), com o tenente Ackson Celso, que esclareceu e apontou detalhes que podem ter contribuído para o afogamento que vitimou os adolescentes Mauro Gabriel da Silva Pires, de 13 anos, e Felipe da Silva Pires, um ano mais velho que o irmão.

“Quando a maré está em vazante, ela tende a puxar mais a pessoa que adentra o mar. Então, nesta situação, o que favoreceu o afogamento foi exatamente essa maré vazante”, declarou o tenente, quando indagado sobre qual o estado do mar no momento em que aconteceu o afogamento. “Quando a pessoa entra no mar, é sempre importante ter a ideia de que não se deve deixar a maré passar do joelho”.

“A recomendação que a gente dá para os adultos é: fiquem de olho sempre que as crianças adentrarem o mar”, frisou o tenente Ackson, que ressaltou a importância de a população seguir à risca as dicas do Corpo de Bombeiros.
“É importante sempre ficar atento às orientações do guarda-vidas. Quando o banhista verificar a presença do guarda-vidas, é importante se informar sobre quais são as melhores posições, lugares que se pode nadar, porque a maré acaba sendo traiçoeira”.

O caso
De acordo com testemunhas, um dos irmãos estava se afogando quando o outro foi tentar ajudar e acabou sendo puxado pelas ondas. A confirmação de que Mauro e Felipe eram irmãos foi dada pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM/MA).

Ainda na tarde de domingo (12), quando ocorreu o afogamento, o CBM/MA encontrou o corpo de Mauro Gabriel da Silva Pires, de 13 anos. Já o corpo de Felipe da Silva Pires, de 14 anos, só foi encontrado no dia seguinte, resgatado por uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) na praia do Olho d’Água, a 4,5 quilômetros de ocorreu o afogamento.

Maré
O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Em apenas seis horas, a diferença entre preamar e baixa-mar pode chegar a 8m. A Baía de São Marcos, em São Luís, é um dos melhores exemplos disso.

O sobe e desce das marés permite que as praias maranhenses estejam em constante mudança. Na maré alta, a faixa de areia praticamente some e na maré baixa a extensão arenosa pode chegar a dois quilômetros até o mar.
Sendo a variação da maré no Maranhão uma das maiores do mundo, os perigos são iminentes, necessitando da atenção dos banhistas, que devem seguir à risca as orientações do Corpo de Bombeiros.

DICAS PARA EVITAR AFOGAMENTO

As principais orientações dadas pelo GBMar para evitar, sobretudo, a ocorrência de afogamentos é sempre nadar em áreas próximas ao posto de bombeiros ou guarda-vidas e não deixar as crianças sozinhas.

- Evite nadar sozinho
- Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água
- Não se afaste da margem
- Não salte de locais elevados para dentro da água
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado
- Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
- Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele
- Evite navegar com carga em excesso
- Somente conduza embarcações se for habilitado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.