COLUNA

Consolidando apoios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O candidato ao Senado Federal, Sarney Filho (PV), vem consolidando alianças extremamente importantes durante as suas visitas pelo interior do Maranhão. No final de semana passado, diversas lideranças declararam apoio a ele em um evento em Bela Vista e Nova Olinda.
Entre os líderes, estão o deputado estadual Hemetério Weba (PV), o vice-prefeito de Nova Olinda, José Alberto, o presidente da Câmara Municipal, Betinho, e os vereadores Belimário, Joilson, Vivi, Charles Baldez, Valter Sousa, Jotinha e José Carlos.
Além desses, o ex-prefeito de Bela Vista, Zé Augusto, e o seu filho, Augusto Filho, também apoiarão Sarney Filho.
Nas reuniões onde recebeu o apoio, Sarney Filho enfatizou a importância da experiência e da atenção com a natureza no seu projeto de candidatura ao Senado.
“Fui deputado com vários mandatos, fui ministro do Meio Ambiente. Sempre carreguei comigo a luta pela natureza, porque ela não depende do homem para viver, mas o homem depende dela. E essa é a luta que levarei ao lado de todos vocês, porque conheço Brasília e tenho autoridade para lutar pelo Maranhão”, disse.
O pré-candidato também agradeceu a presença de todos, se colocou à disposição para qualquer demanda e prometeu lutar com muita determinação para que o desenvolvimento chegue com mais rapidez ao Maranhão.

Quadrilheiros
O senador Roberto Rocha (PSDB) quer que a Polícia Federal investigue os responsáveis pelos ataques à juíza Anelise Nogueira Reginato.
Para ele, a turba usada para atacar e constranger a magistrada que decretou a inelegibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB) deve ser investigada por crimes até de quadrilha.
Em ofício encaminhado à presidente do Conselho Nacional de Justiça, Rocha pede providências para proteger também outros juízes que se ocuparem com o caso.

Imagem que fala
Na tentativa de constranger a juíza Anelise Nogueira, aliados de Flávio Dino divulgaram imagens dela em várias situações.
Mas fizeram questão de ignorar uma imagem do Facebook que mostra o marido da magistrada em plena campanha de Edivaldo Júnior (PDT), ao lado de Flávio Dino.
A foto, disponível na rede social desde 2016, mostra o cônjuge da juíza exibindo o número de Edivaldo à frente do carro em que estão o prefeito e o próprio Flávio Dino.

Liberdade
O procurador eleitoral Pedro Henrique Castelo Branco tem se destacado pela posição em favor da liberdade de expressão.
Em seus pareceres na Corte Eleitoral, ele se posiciona sempre a favor de jornalistas e comunicadores dos mais diferentes matizes político-ideológicos.
E em boa parte dessas ações, os juízes eleitorais têm seguido o seu entendimento, embora em alguns casos acabem decidindo pela censura.

Problemas futuros
O desembargador José de Ribamar Castro mostrou em despacho em ação de Flávio Dino que a situação do comunista não é tão simples quanto ele tenta fazer parecer.
Ao reconhecer que “pesa efetivamente contra o aludido pré-candidato uma condenação de inelegibilidade”, Castro admitiu ser esta “momentaneamente ineficaz”.
Mas deixou claro: “Pode no futuro acarretar um impedimento da sua capacidade eleitoral passiva”.

Perseguição
O intento diário da campanha de Flávio Dino contra jornalistas tem enchido o Tribunal Regional Eleitoral de ações.
Alvo principal dos comunistas, os veículos e jornalistas do Grupo Mirante são acionados quase que diariamente pelo que escrevem em suas áreas de atuação.
Numa perseguição nunca vista no Maranhão, nem mesmo nos momentos mais obscuros de sua história política.

Vitória da liberdade.
O TRE garantiu ontem mais uma vitória da liberdade de expressão no jornalismo maranhense.
O tribunal não aceitou o pedido de multa feito pelo PCdoB ao radialista Ricardo Santos, por críticas de ouvintes à apreensão de motos com IPVA atrasado.
Relator do processo, o juiz eleitoral Eduardo Moreira entendeu que “nenhum dos trechos tisnados de ilegais contém excessos”, opinião compartilhada pelo Ministério Público Eleitoral.

DE OLHO
R$ 19,5 milhões É o total recebido do governo Flávio Dino pela empresa Núcleo Arquitetura e Empreendimentos apenas em 2018, suspeita de fazer caixa 2.

E MAIS

• O Ministério Público Eleitoral ainda não se manifestou em relação à Representação que pede a impugnação do candidato a vice-governador Carlos Brandão (PRB).

• Candidato a deputado federal, o ex-prefeito de Miranda Júnior Lourenço (PR), teve a candidatura impugnada por ter condenação no TCU por contas rejeitadas.

• Termina hoje o prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, a partir de quando começam as impugnações de candidaturas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.