De volta!

Com volta do Chapadinha após escândalo, FMF confirma Série B

Entidade divulgou que sete equipes vão disputar divisão de acesso e informou que o Chapadinha, que se envolveu em escândalo em 2009, volta ao futebol após nove anos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
FMF confirmou a Série B do Estadual com o Chapadinha
FMF confirmou a Série B do Estadual com o Chapadinha

SÃO LUÍS – A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a lista dos sete times que vão disputar a Série B do Campeonato Maranhense deste ano e entre os concorrentes há um “ilustre” participante. Tratas-se do Chapadinha, time do interior do maranhense que protagonizou um dos maiores escândalos do futebol do Brasil, quando perdeu uma partida de 11 x 0 para o Viana, na Série B do Estadual de 2009, em um dia que ficou marcado negativamente no futebol maranhense. Por causa do resultado para lá de suspeito, o Chapadinha ficou cerca de nove anos com as suas atividades suspensas.

A FMF informou que o Chapadinha tem situação regular na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que só espera um documento formal do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ratificar a participação do Chapadinha na divisão de acesso do Campeonato Maranhense.

O Chapadinha foi suspenso depois que, na última rodada da Segunda Divisão de 2009, foi acusado de perder por 1 1 x 0 deliberadamente para o Viana com o intuito de impedir a classificação do Moto Club à final da competição daquele ano. Dos 11 gols, nove foram marcados nos nove minutos finais da partida, ou seja, um gol por minuto, o que chamou bastante atenção de todo mundo.

Leitor observa capa do jornal O Estado da época do escândalo
Leitor observa capa do jornal O Estado da época do escândalo

O Moto, em São Luís, derrotou o Santa Quitéria por 5 a 1, em partida com cinco pênaltis (quatro para o Moto - um perdido - e outro para o visitante), mas acabou eliminado por conta da derrota do Chapadinha para o Viana. Viana e Santa Quitéria (campeão do turno) garantiram vaga na Primeira Divisão de 2010.

Série B deste ano

A FMF confirmou que Chapadinha, Expressinho, Pinheiro, Juventude, Boa Vontade, Sabiá e Timon disputarão uma vaga na Série A de 2019 e no seletivo para a Série D do mesmo ano. Chapadinha e Balsas tinha até a segunda-feira (13) para confirmarem suas participações na competição efetuando de débitos junto à CBF e apresentar os comprovantes para a FMF. No entanto, apenas o Chapadinha cumpriu a demanda.

O Boa Vontade, que também tinha situação financeira pendente, conseguiu quitar seu débito. Já O babaçu pediu desistência.

O Campeonato Maranhense da Série B terá início no dia 23 de setembro e encerra no dia 3 de novembro. Cada equipe pode inscrever até 30 jogadores, sendo que destes atletas pelo menos 15 devem ter nascido no Maranhão ou ser federado no Maranhão.

O campeão maranhense da Série B garante vaga no seletivo para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2019, além da vaga na Série A.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.