Celebração

Comemorações e homenagens marcam o Dia dos Pais em SL

Data comemorativa teve missa na Igreja da Sé, almoço em família nos restaurantes, diversão nas praias e também visita a túmulos em cemitérios

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS – Domingo dedicado aos pais foi marcado por celebrações e comemorações em vários cantos da capital maranhense. Filhos e familiares se reuniram em igrejas, cemitérios, restaurantes e praias, tudo para agradecer e ficar um pouco mais perto daqueles que são os heróis do seio familiar.


Para comemorar a data em um momento de fé e união, muitas famílias lotaram a Igreja da Sé, na Praça Dom Pedro II, no Centro de São Luís, para assistir à missa das 10 h, promovida especialmente para os pais. A ocasião foi única para quem quis começar o dia orando e agradecendo pelo dom da vida de seus pais.


Neste ano, o administrador João Rocha, de 53 anos, aproveitou a manhã para comemorar o Dia dos Pais indo à Igreja, na companhia da esposa e das duas filhas. “Este ano, eu e a minha família começamos o dia de um jeito diferente dos anos anteriores. Nós decidimos vir primeiro à missa agradecer pela nossa família que está sempre unida e, inclusive, vim por insistência das minhas filhas, pois a ideia foi delas”, frisou. “A ideia surgiu quando vimos que a melhor forma de comemorar a data seria celebrando e agradecendo pela vida dele [do pai]”, completou a filha Karolinne Rocha, de 21 anos.


Nesse Dia dos Pais, o tradicional almoço em família foi a principal escolha dos filhos, que não quiseram deixar a data passar em branco e lotaram vários estabelecimentos na cidade. Em alguns locais, muitos tiveram que esperar em filas para conseguir uma vaga. Para os empresários do segmento, o movimento foi maior que em anos anteriores.


Houve espaços também para diversões. Famílias aproveitaram o dia para se reunir na praia e aproveitar o domingo de sol, que foi um convite a mais para que pais e filhos aproveitassem partidas de futebol na areia, tomando banho de mar ou então saboreando as deliciosas comidas nas barracas.
A Praia do Calhau foi o ambiente ideal para o coach Hélcio Santiago, que foi acompanhado da filha caçula e da esposa. “Passar o dia dos pais aqui, na praia, é uma grande alegria porque eu sempre quis trazer a minha filha – ela está com 10 meses – porque eu tenho uma relação muito forte com o mar, então não poderia haver um momento melhor que não esse”.

Cemitérios
Os cemitérios de São Luís também receberam visitas ontem. Logo nas primeiras horas da manhã, no Cemitério Parque da Saudade (Vinhais), pessoas limparam e ornaram os túmulos dos pais já falecidos, enquanto outras acenderam velas na capela. “É bastante triste, eu e meus irmãos amávamos muito o nosso pai e faz uma falta muito grande. Além de pai, era meu amigo. Eu sinto muita falta dele”, disse emocionada a dona de casa Leda Serra. “Quando vivo, a gente sempre comemorava essa data junto, nunca faltou, e agora não é mais a mesma coisa”.


Para a comerciária Andréa Castro, visitar o túmulo do pai é um momento muito emocionante, mas diz ser importante para dar continuidade aos momento em que estiveram juntos. “Ainda vai fazer um ano que ele faleceu. Sempre passamos o dia dos pais juntos, em família. Para mim, é um momento de tristeza, de vazio”.

Villa do Vinho Bistrô atrai muitas famílias

Almoçar com os pais no segundo domingo de agosto é uma tradição para a maioria das famílias. Em São Luís, os restaurantes ficaram lotados, tudo para não deixar a data passar em branco. Regadas a um bom vinho, comida de sabor marcante e boa música para acompanhar, várias familiares levaram seus pais para comemorar a data no restaurante Villa do Vinho Bistrô, localizado na Avenida Mário Andreazza, na Olho d’Água.


Para o Dia dos Pais, as reservas esgotaram dias antes, como contou o proprietário do estabelecimento. A gente sempre realiza uma programação especial nas datas comemorativas. Este ano, eu me surpreendi. As reservas esgotaram no começo da semana. O movimento foi bastante intenso”, frisou. Aproveitamos e trouxemos os cantores Katiana Duarte e Murilo Cardoso, que têm um repertório muito bom.O menu também foi pensado especialmente para agradar aos paladares dos pais e familiares, que apostaram e acertaram cheio no lugar que escolheram para confraternizar a ocasião.


“Nós sempre saímos em datas especiais, sempre procuramos reunir a família e, frequentemente a gente visita a Villa do Vinho Bistrô, porque é um ambiente muito bom e de comida excepcional”, afirmou o empresário Américo Ramos, que levou o pai e a família para celebrar o momento que também é dele, por ser pai de duas filhas.
Para Jurandy Leite, o Dia dos Pais se trata de um momento muito importante, principalmente para as filhas, que levaram-no ao bistrô para comemorar a data. “O dia dos pais é mais importante para os filhos que para os próprios pais, e eu sou muito feliz por isso”, disse.


Para confraternizar com o senhor Jurandy Leite, a ideia foi de uma das filhas, a atriz Neusa Leite que não hesitou dizer o que aprecia no restaurante. “Eu já frequento aqui há algum tempo. É um espaço confortável, com um som maravilhoso e de comida muita boa, um excelente atendimento, tem tudo a ver com a data”, ressaltou a filha.

Dom Bosco promove atividade ao ar livre para celebrar data

O Colégio Dom Bosco promoveu durante a manhã do domingo dos pais, a segunda edição do passeio “Meu Herói”, para os pais, alunos, familiares e comunidade. O evento, que aconteceu na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, contou com música, praça de alimentação com food trucks e recreadores, o que proporcionou a integração entre a instituição e a família.


A programação, que foi toda pensada no lazer da família, ofereceu um espaço ideal para fugir da rotina e das reuniões formais realizadas corriqueiramente, ano a ano. Assim, ao ar livre, pais e filhos puderam comemorar em grande estilo e de uma forma diferenciada. A criançada, em um momento único, pôde aproveitar a companhia dos pais e se divertir e confraternizar, em família.


“É um momento de confraternização, de celebração da vida, um momento de festa e de alegria. Mais um evento com a marca do Dom Bosco, que sempre promove momentos como esse”, declarou o pai e microempresário João Alberto Sousa.


Em um faixa da Avenida Litorânea, pais e filhos puderam andar de skate, patins, patinete e bicicleta. O objetivo do evento foi estimular a prática de exercícios regulares entre pais e filhos, visando estreitar os laços familiares ao mesmo tempo em que fomenta a prática de esportes e atividades ar livre.

“Para a gente, do Dom Bosco, a integração da família com a escola é muito importante para o desenvolvimento da criança. Então, esse é um momento em que a gente proporciona essa integração e esse lazer das famílias com a criança, em lugar para fazer esporte, para cuidar da saúde e socialização”, frisou a diretora do grupo Dom Bosco, Rebeca Murad.

Passeio “Meu Herói”

Em mais um ano, o Colégio Dom Bosco, objetivando a interatividade e socialização da família com a escola, promoveu atividades exclusivas para comemorar o Dia dos Pais.

Para fugir a rotina, dessa vez a instituição visou proporcionar uma manhã na praia, sob o sol, incentivando a prática de atividades físicas, como caminhar, correr e andar de bicicleta, sempre pensando no bem-estar e na saúde, mas, principalmente, sempre pensando na socialização entre os pais, filhos e a escola, o que o grupo Dom Bosco considera crucial para o desenvolvimento e formação de seus alunos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.