Projeção

Matopiba deve alcançar 25 mi de toneladas de grãos em 10 anos

Municípios maranhenses de Balsas e Tasso Fragoso, na região sul do estado, deverão produzir 911 mil toneladas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Lavoura de soja em pleno desenvolvimento, cultivada em região de cerrados no sul do Maranhão
Lavoura de soja em pleno desenvolvimento, cultivada em região de cerrados no sul do Maranhão (matopiba)

A região do Matopiba - for­mada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - deve alcançar, nos próximos 10 anos, uma produção de 25,4 milhões de toneladas de grãos, numa área plantada de, 8,8 milhões de hectares. É o que indica o estudo intitulado Projeções do Agronegócio - Brasil 2017/2018 a 2027/2028, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo o estudo, o Matopiba tem uma dinâmica diferenciada de crescimento. As áreas que vêm sendo ocupadas nesses estados têm algumas características essenciais para a agricultura moderna. São planas e extensas, solos potencialmente produtivos, disponibilidade de água, e clima propício com dias longos e com elevada intensidade de sol.
A limitação maior, no entanto, são as precárias condições de logística da região do Matopiba, especialmente transporte terrestre, portuário, comunicação e, em algumas áreas, ausência de serviços financeiros.
Hoje, a produção de soja no país está estimada em 117 milhões de toneladas, liderada pelos estados de Mato Grosso, com 27,3% da produção nacional; Paraná com, 16,3%; Rio Grande do Sul com 14,5%; Goiás, 9,9%; Mato Grosso do Sul, 8,2%, Minas Gerais e Bahia, com igual participação de 4,4%.
Mas, a produção de soja está migrando também para novas áreas no Maranhão, Tocantins, Pará, Rondônia, Piauí e Bahia, que na safra 2017/18 respondem por 14,0% da produção brasileira, que corresponde a 16,4 milhões de toneladas (Conab, 2018).

Maranhão
No caso específico do Maranhão, a atual safra de soja é estimada em 2,931 milhões de toneladas. Em 10 anos, segundo as projeções do estudo do Mapa, essa produção saltará 4,032 milhões de toneladas, aumento de 37,6% no período. A curva ascendente também será observada na área plantada, que sairá de 943 mil hectares (safra 2017/18) para 1,307 milhão de hectares (2027/28).
De 10 municípios produtores na região do Matopiba, Balsas e Tasso Fragoso, no Maranhão, se destacam com projeções de área plantada de soja saindo de 372 mil hectares para 511 mil hectares, em 10 anos, e uma produção que crescerá de 731 mil toneladas para 911 mil toneladas.
O milho, ainda que o crescimento não seja tão expoente como o da soja, deverá chegar a 2,529 milhões de toneladas nos próximos 10 anos no estado, embora numa área plantada menor que a de hoje (448 mil hectares), em torno de 371 hectares, queda de 23,9%.

Produção nacional deve chegar a 300 milhões de t

Nos próximos dez anos, o Brasil vai produzir 69 milhões de toneladas a mais de grãos, saltando de 232 milhões de toneladas para 302 milhões de toneladas em 2027/2028, puxadas principalmente pela soja (156 milhões t) e o milho (113 milhões t), com incremento estimado em 30%. As carnes (bovina, suína e de frango) devem passar de 27 milhões t para 34 milhões t, em alta de 27% (+7 milhões t) no mesmo período.
A produtividade é apontada co­mo responsável pelo aumento da produção de grãos, o que pode ser constatado pelo aumento da projeção da área de plantio, no mesmo período, de apenas 14,5%. A pecuária também vem introduzindo novas tecnologias, contribuindo para o desempenho e melhoria da produção.
Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2017/18 a 2027/28 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (SIRE/Embrapa). A pesquisa utilizou dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Embrapa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Food and Agricultural Policy Research Institute (Fapri) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agricultu­re/USDA, sigla em inglês).

Área plantada
A expansão da área plantada de to­das as lavouras (algodão, arroz, banana, batata inglesa, cacau, café, cana de açúcar, feijão, fumo, laranja, maçã, mamão, mandioca, manga, melão, milho, soja grão, trigo, uva) no Brasil sairá de 75 milhões hectares, em 2018, para 85 milhões de hectares nos próximos 10 anos. O crescimento global será de 13,3%, o equivalente a 10 milhões de hectares em regiões de pastagens naturais ou por reaproveitamento degradadas, conforme o estudo.
Uma parte do crescimento da área plantada deve ocorrer em áreas de fronteira localizadas especialmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste. As maiores expansões devem ocorrer no plantio de soja, cana de açúcar e milho. Lavouras como arroz, feijão, mandioca e laranja, devem ter redução de área plantada. Ganhos de produtividade deverão compensar as reduções, de modo que não haverá recuo de produção.

Mais

Sobre o Matopiba

Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.
A área reúne 337 municípios e representa um total de cerca de 73 milhões de hectares. Existem na área cerca 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária, segundo levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica (GITE) da Embrapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.