Centro Histórico

Obras de requalificação do Complexo Deodoro avançam

Serviços, executados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, integram as ações de revitalização do centro da capital maranhense; trabalhos estão sendo realizados dentro do cronograma previsto inicialmente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu início, esta semana, ao trabalho de colocação do novo calçamento da Alameda Gomes de Castro, via contemplada com obras executadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, com recursos do PAC Cidades Históricas. A revitalização da Gomes de Castro integra as ações de requalificação do Complexo Deodoro, compreendido pelas praças Deodoro e do Pantheon e, também, Alameda Silva Maia, no centro da cidade.

Os serviços na Alameda Gomes de Castro compreendem a colocação de novo piso de bloquete intertravado de concreto em toda a extensão da via. O novo calçamento vai proporcionar à alameda melhor aspecto urbanístico e beleza ao espaço, que antes tinha cobertura de asfalto. Na próxima semana, o serviço de colocação de bloquetes será realizado também na Alameda Silva Maia, outra via do Complexo Deodoro beneficiada por melhorias em sua infraestrutura urbana.

A parceria celebrada entre a Prefeitura e o Iphan tem sido fundamental para somar esforços com o município na restauração desses espaços, tão importantes para nossa história e nossa gente. Em breve, São Luís vai receber esse espaço, para usufruto de seus moradores e visitantes.

Segundo o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, as obras em todo o Complexo Deodoro estão bastante avançadas e com serviços empreendidos de forma ininterrupta. “A execução das obras feitas por etapas nos trechos contemplados pelo projeto de requalificação visa gerar o menor impacto possível para os usuários e transeuntes da área. Os serviços estão sendo executados dentro do cronograma previsto, para entregarmos à população estes espaços tão importantes para o comércio, o lazer e a história locais”, observou Maurício Itapary.

Espaço urbano
De acordo com o projeto, as áreas do Complexo Deodoro estão ganhando novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social. São diversas ações de urbanismo e arquitetura com objetivo de revitalizar e recuperar toda a área.

Na Praça do Pantheon, por exemplo, os serviços estão na fase de acabamento. No espaço, já foi concluída toda a parte estrutural e urbanística da obra, com colocação do piso em concreto lapidado e de granito na área central e ocorreu a instalação de caramanchões, que são estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes.

O espaço também está recebendo os retoques finais do projeto paisagístico, com a colocação de grama do tipo esmeralda e plantação de arbustos nativos da região. Além disso, também já estão sendo montadas as bases dos postes para implantação do novo sistema de iluminação pública do espaço; e construídas também as bases dos bustos ornamentais da Pantheon. Em seguida, conforme o projeto, será dado início ao trabalho de colocação do novo mobiliário urbano, com instalação de novos bancos de pedras de lioz e lixeiras.

[e-s001]Na Praça Deodoro, que está na fase intermediária dos serviços de requalificação, foi dado início à construção da estrutura de concreto da esplanada, uma espécie de elevação que dará uma nova característica urbanística ao espaço. O projeto da Praça Deodoro contempla ainda a instalação de novo mobiliário urbano e nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes. O espaço vai ganhar também banheiros públicos e áreas de fiscalização e para recebimento de atividades diversas.

Com a conclusão dos serviços nesses logradouros, o centro da capital maranhense vai ganhar espaços com nova estrutura urbanística, deixando-os mais aprazíveis para visitantes e moradores, como o autônomo Girlenaldo Oliveira Castro. “Nasci em São Luís e amo minha cidade. Ver a Praça Deodoro sendo reformada é uma grande alegria para todos nós, moradores, que temos tantas histórias vivenciadas nesse espaço tão emblemático para a cidade”, disse ele.

NÚMERO

R$ 31.404.149,59 é o valor estimado para a revitalização do Complexo Deodoro

SAIBA MAIS

Intervenções no Complexo Deodoro
Colocação de novos pavimentos de concreto lapidados
Instalação de bancos e lixeiras
Construção de banheiros públicos
Montagem de área para recebimento de atividades diversas
Preservação das espécies protegidas e a inserção de nova vegetação para compor o ajardinamento

Fonte: Prefeitura de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.