Saúde e bem estar

Medicina esportiva: orientação essencial para iniciantes e atletas

Atividade física é essencial para a saúde, mas, para que os benefícios sejam seguros, é preciso ter orientação de um profissional especializado; como o médico do esporte, no Hospital São Domingos (HSD), da Unidade Diagnóstica Golden Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Medicina esportiva é essencial para o bom desempenho, diz médico João Antônio Junior
Medicina esportiva é essencial para o bom desempenho, diz médico João Antônio Junior (medicina esportiva)

A medicina esportiva é uma especialidade clínica voltada para o atendimento de pessoas sedentárias que querem começar a praticar alguma atividade física e atletas profissionais. O objetivo é orientar sobre aspectos relacionados à prática de exercícios físicos, impactos que provocam na vida das pessoas bem como sobre alimentação saudável, suplementação alimentar e os cuidados que se deve ter em relação à atividade física.

De acordo com o médico do esporte do Hospital São Domingos, João Antônio da Silva Junior, é essencial se consultar com um médico esportivo antes de começar qualquer atividade física para que seja feita uma pré-avaliação clínica.

“É importante fazer a avaliação de risco antes do início da atividade física ou de temporada de treinamento esportivo. Nessa
avaliação, adotamos medidas de prevenção, verificamos se existe algum risco e procuramos tratar alguma doença pré-existente. No caso dos atletas profissionais, é preciso fazer um acompanhamento também para que seja verificado, por exemplo, se existe alguma lesão e obter orientação de como cuidar e conviver com o problema, sem interromper a atividade física”, detalha João Antônio da Silva Junior.

O médico lembra que as avaliações devem ser feitas periodicamente após o início da atividade física, para verificar como a pessoa está se adaptando e adequá-la às necessidades do praticante.

Osteomuscular
Além da avaliação geral, o médico verifica a situação osteomuscular, cardiológica e respiratória, avaliando o indivíduo como um todo. “Caso seja identificado algum risco, pode ser o caso de encaminharmos para outro especialista, que dará segmento à investigação e orientará o paciente”, complementa o médico.

“Mas, se percebermos que não há risco nenhum, orientamos a pessoa para iniciar uma atividade física. Se há um risco muito baixo e a atividade física vai trazer um benefício para controlar muitos fatores de risco, orientamos e acompanhamos, corrigindo os erros ao longo do percurso para melhor qualidade de vida do paciente”, afirma João Antônio Júnior.

Ele diz ainda que a avaliação com o médico esportivo é importante também nos casos em que a pessoa já faz tratamento com um especialista para doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras e precisam inserir a atividade física em seu dia a dia como parte da terapêutica. Neste caso, o médico orienta para o tipo, ritmo e a periodicidade da atividade física.

“A avaliação com o especialista em medicina esportiva é essencial também para se detectar doenças pré-existentes. Com isso, pode-se evitar mortes que muitos relacionam à atividade física e na realidade podem ser causadas por uma doença silenciosa negligenciada. Como a pessoa não sente nada e não faz avaliação física, não se consegue identificar precocemente. Quando ela faz um esforço além do normal, pode ter algum tipo de complicação”, conclui João Antônio Júnior.

SAIBA MAIS

A marcação de consultas da medicina esportiva é feita pelo telefone 3216-8100.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.