Eleições 2018

Juíza que declarou Dino inelegível pede desfiliação da AMMA

Após ataques comunistas, Anelise Reginato reclama de falta de apoio da entidade, que só emitiu nota após decisão da magistrada de sair

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da 8ª Zona Eleitoral, de Coroatá.
Juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da 8ª Zona Eleitoral, de Coroatá. ( Anelise Reginato)

A juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da 8ª Zona Eleitoral, de Coroatá, protocolou hoje um pedido formal de desfiliação da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

No documento, ela reclama publicamente da falta de apoio da entidade após a série de ataques e ofensas disparados por comunistas irresignados com a declaração de ineligibilidade do governador Flávio Dino e do ex-secretário Márcio Jerry, ambos do PCdoB, como condenação em ação eleitoral referente às eleições de 2016.

O prefeito e o vice de Coroatá, Luís Filho (PT) e Domingos Alberto (PSB), também foram declarados inelegíveis, além de cassados.

“Considerando as inúmeras omissões dessa associação […] em relação à defesa de alguns magistrados, dentre os quais esta signatária, incluindo a omissão que vem ocorrendo desde a publicação da sentença nos autos nº 262-79.2016.6.10.00008, […] venho comunicar o meu desligamento da AMMA”, anunciou.

O ofício foi formalizado às 7h04 desta sexta-feira, segundo assinatura eletrônica providenciada pela magistrada. Apenas às 7h20, o presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, fez publicar no site da entidade uma nota de apoio à Justiça.

“A AMMA reitera o seu repúdio às agressões à juíza Anelise e esclarece que a função de julgar é árdua e, para tanto, é necessário preservar incondicionalmente a independência da magistrada que, independentemente de interesses políticos e disputas eleitorais, cumpre a sua missão constitucional de dizer o direito, observando os limites do processo legal”, diz o comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.