COLUNA

Desdém comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Diante de tudo o que já foi publicado sobre a decretação da inelegibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB), ficou claro que o próprio comunista provocou sua condenação. Dino e os seus, acusados de abuso do poder político nas eleições de 2016, em Coroatá, desdenharam da acusação, desprezaram as provas e ironizaram a própria sentença da juíza Anelise Nogueira.
Todos os especialistas em Direito Eleitoral já consultados deram o mesmo veredicto: a sentença da magistrada é tecnicamente perfeita e argumentativamente consistente, cabendo a Flávio Dino tão somente recorrer para tentar uma reversão nas instâncias superiores.
O desdém do comunista chegou ao cúmulo de utilizar-se de uma defesa genérica, sem contestar qualquer uma das acusações e simplesmente copiar e colar partes de outras ações, cometendo o erro até de deixar no texto flagrantes de que aquele argumento não era para o caso de Coroatá.
Dino pecou pela arrogância, de pensar que a denúncia dos adversários municipais não daria em nada. Mostrou-se acima das leis e da Justiça, menosprezou provas e chamamentos do Judiciário para que corrigisse os problemas apresentados.
Agora, o governador comunista vai tentar a reeleição em condição jurídica absolutamente desfavorável. É hoje um candidato sub judice, que pode, mais cedo ou mais tarde, perder os votos que obtiver em outubro. E tudo isso fruto da sua própria postura diante da Justiça.

Mérito difícil
O advogado Abdon Marinho, especialista em Direito Eleitoral, avaliou ontem que a sentença da juíza Anelise Nogueira contra Flávio Dino está absolutamente fundamentada.
O advogado diz que até entende ser provável que Dino consiga uma liminar para manter registro da candidatura.
- Se acredito que o tribunal lhe conceda uma liminar, igual otimismo, entretanto, não tenho em relação ao mérito - disse Marinho.

Votos nulos
Já o também especialista Sérgio Muniz - ex-juiz eleitoral do TRE-MA - explicou tecnicamente a situação de Flávio Dino após ter decretada a sua inelegibilidade.
- O Flávio está inelegível. Ele pode recorrer e obter um efeito suspensivo, sim. Mas a partir de agora ele é um candidato sub judice - explicou.
Para Muniz, na condição de “inelegível com recurso”, Flávio Dino pode ter os votos anulados se o mérito dos recursos for julgado nas instâncias superiores só após as eleições.

Duas ações
A situação de Flávio Dino é duplamente complicada na Justiça Eleitoral, por causa dele e do seu vice, Carlos Brandão (PDT), também inelegível.
Tanto que ele evitou exposição pública no registro de sua candidatura e optou por fazê-la apenas de forma on-line, no site da Justiça Eleitoral.
Sabe o comunista que ainda terá que conseguir uma cautelar da Justiça para não ter problema com o registro de sua chapa, mesmo sabendo de impugnações já programadas.

Emudecida
Sempre tão corporativista em relação aos seus associados, a Associação de Magistrados do Maranhão calou-se diante da crítica dos comunistas à juíza Anelise Nogueira.
Por meio da assessoria, a associação de juízes disse que só sairia em desagravo da associada após reunião da diretoria.
Detalhe: não há sequer previsão de data para reunião da tal diretoria.

Solidariedade
Jogada à própria sorte pela sua entidade de classe, Anelise Nogueira foi amparada pelos deputados de oposição na Assembleia Legislativa.
Todos eles saíram em defesa da magistrada contra os ataques sistemáticos do próprio governador Flávio Dino e também da alta cúpula do PCdoB.
A exemplo dos comunistas da imprensa e do Palácio dos Leões, os deputados ligados a Flávio Dino também ecoaram os ataques contra Anelise Nogueira.

Sabatina
O candidato do PSTU, Ramon Zapata, vai abrir, e a emedebista Roseana Sarney fechará a sequência da Sabatina O Estado, que começa no dia 20.
O sorteio da ordem dos candidatos no programa foi feito ontem, na sala de reunião do Grupo Mirante, com a presença de representantes de todos os candidatos.
A presença de todos os representantes dos candidatos foi uma demonstração de prestígio da Sabatina.

DE OLHO
R$ 100 milhões Foi quanto o governo Flávio Dino gastou em obras eleitoreiras durante as eleições de 2016, segundo processo que resultou em sua inelegibilidade.

E MAIS
• O governador Flávio Dino chamou atenção ontem com a preocupação que demonstrou nas redes sociais diante de uma iminente ação da Polícia Federal na Secretaria de Saúde.

• O conselheiro jurídico de Flávio Dino no caso Coroatá foi o secretário Rodrigo Lago, o mesmo que garantiu a Carlos Brandão não haver problemas de assumir o governo depois de 7 de abril.

• A ex-governadora Roseana Sarney foi recebida por uma multidão, ontem, ao desembarcar no aeroporto de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.