COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Em Petrópolis (RJ), um encontro entre artistas maranhenses que ganharam asas: César Nascimento, Déo Garcez e Betto Pereira. Eles se reencontraram no evento da jornalista Ivone Sol, na Academia Petropolitana de Letras, marcando os cinco anos do projeto “Noite enSOLarada”, com literatura, música e teatro
Em Petrópolis (RJ), um encontro entre artistas maranhenses que ganharam asas: César Nascimento, Déo Garcez e Betto Pereira. Eles se reencontraram no evento da jornalista Ivone Sol, na Academia Petropolitana de Letras, marcando os cinco anos do projeto “Noite enSOLarada”, com literatura, música e teatro
O médico Ronald Coelho, do Hospital de Câncer do Maranhão, que está sempre alertando sobre o câncer de colo do útero, doença que mais mata por câncer no Maranhão. Daí a importância da vacina contra HPV, disponibilizada pela rede pública para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 11 a 13. Na rede particular, embora muitos não saibam, a vacina pode ser tomada até os 46 anos de idade
O médico Ronald Coelho, do Hospital de Câncer do Maranhão, que está sempre alertando sobre o câncer de colo do útero, doença que mais mata por câncer no Maranhão. Daí a importância da vacina contra HPV, disponibilizada pela rede pública para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 11 a 13. Na rede particular, embora muitos não saibam, a vacina pode ser tomada até os 46 anos de idade

Bertoline em SL
Quem estará em São Luís na próxima semana é o diretor terapêutico do Instituto Hoffman no Brasil, Jaime Bertolini, para participar de encontros com o empresariado local. A agenda na capital maranhense é uma pequena amostra do curso de desenvolvimento humano do Processo Hoffman, reconhecido internacionalmente, que ele ministrará de 20 a 26 de outubro.
O primeiro compromisso nesta capital será no dia 14 de agosto, com a palestra “Excelência pessoal e profissional, uma questão de escolha”, durante a terceira edição do “Empreendendo na Mesa”, projeto da Associação dos Jovens Empresários.
Já na quinta-feira (15), ele ministrará a palestra “Ser e Ter – Um equilíbrio que requer escolhas e comprometimento”, como parte das comemorações pelos 164 anos da Associação Comercial do Maranhão.

Semana do Advogado
A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão realiza, desde ontem, em seu auditório, extensa programação em alusão à “Semana do Advogado”, com uma série de ações voltadas para a atividade jurídica, palestras e seminários com discussões a respeito das legislações brasileiras, além de
programas de saúde voltados ao profissional da categoria.
Hoje, a primeira palestra, às 19h, tratará do tema “A Cidadania e Administração Pública”, a ser apresentado pelo procurador Marcus Bacellar, mestre em Direito Constitucional. O debatedor será o procurador-geral do Estado, Bruno Tomé Fonseca.

Torneio em Santos
A trigésima terceira edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística acontecerá em Santos, litoral de São Paulo. Do Maranhão, participarão atletas da Academia Viva Água, sob a supervisão do treinador Jackson Magno Alves.
Os alunos estão em ritmo intenso de preparação e confiantes na conquista de medalhas. Entre eles, há três competidores da categoria pré-infantil, um da infantil e
um da juvenil.

Rally dos Sertões
Após um hiato de seis temporadas, o Rally dos Sertões volta a cruzar o sertão do Nordeste e terá chegada na Praia de Iracema (CE), dia 25 deste mês. Pela 17ª vez, a prova terá início em Goiânia (GO), dia 18, e cruzará os estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará. Desde 1993, o evento desbrava o coração do Brasil.
Em sua 26º edição, terá trechos inéditos, como na segunda etapa (Formosa – Posse) e na quarta etapa (Luís Eduardo Magalhães – Barra). Outra característica da edição deste ano serão os longos trechos de especiais, totalizando 2.043 de trechos cronometrados.
Do Maranhão, vai o piloto Fábio Cadasso, que escolheu a região de Barreirinhas para o primeiro treinamento intenso com sua moto Honda CRF 230.

Propaganda eleitoral
Já se sabe que as eleições deste ano apresentam uma série de novidades sobre o uso da propaganda eleitoral por partidos e candidatos, visto que o objetivo é reduzir os gastos das campanhas e tornar a disputa mais equilibrada.
São muitos detalhes e no que se refere a carros de som, a livre circulação deles pelas ruas e avenidas de uma cidade como São Luís não é mais permitida, podendo circular somente nos dias de comícios, passeatas, carreatas e caminhadas.

Propaganda eleitoral 2
Quanto às redes sociais, um candidato já pode utilizar o perfil, mas apenas para fazer promoção pessoal. A propaganda na internet só será permitida a partir de 16 de agosto. Já no rádio e na TV, a partir do dia 31.
As alterações na propaganda eleitoral trazem impactos não somente para os partidos e candidatos, mas também para os eleitores.

Mudanças no Enem
Um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser apresentado ainda este ano. O formato dependerá da aprovação da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Educação.
As mudanças devem começar a ser aplicadas apenas após 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira estuda como será a nova avaliação. Uma possibilidade é que haja modelos diferentes de provas para avaliar os itinerários formativos estabelecidos no novo ensino médio.

A despedida da Arena
Neste sábado, acontece a última edição do projeto “Arena da Alegria”, uma iniciativa do Grupo Oito, no estacionamento do estádio Castelão. Sob o comando da produtora Cássia Melo, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a ideia oferece para a garotada recreação com “O Circo tá na Rua”, show musical da Banda Vagalume e teatro de bonecos com o musical “Os Saltimbancos”, da Companhia Cambalhotas. Tudo grátis e aberto ao público.

TRIVIAL VARIADO
O Grupo Mirante está de luto pelo falecimento de Raimundo Ferreira Schalcher, que por muitos anos colaborou no departamento de Recursos Humanos da empresa. Seu corpo foi sepultado no município de Coroatá.

O que tem de candidato à Presidência da República prometendo dar calote na dívida pública não está no gibi. Quem assumir, vai tremer e desistir.

O ator e roteirista maranhense Al Danuzio, que contabiliza 20 anos de carreira, sendo 9 morando nos Estados Unidos, está de volta a São Luís e divulga o filme “Aquarela”, selecionado para a 46ª edição do Festival de Gramado e para a Mostra Internacional de Curtas de São Paulo.

A Academia Ludovicense de Letras está completando cinco anos de fundação e vai comemorar com programação especial nesta
sexta-feira.

O projeto Cinemateca Lume, coordenado pelo cineasta Frederico Machado, está exibindo produções audiovisuais maranhenses. A iniciativa nasceu com um acervo de mais de 100 filmes. O Cine Lume fica no bairro Renascença II.

DE RELANCE

Dia dos Pais
A programação alusiva ao Dia dos Pais no Blue Tree Towers Hotel está entre as mais interessantes. O cardápio do almoço leva a assinatura dos chefs Márcio Moraes e Rilson Tiburtino. Já o repertório musical será comandado pelo cantor Guilherme Júnior (voz e violão), com clássicos da MPB. Durante o evento, o Blue Tree ainda promoverá degustação de chopp, além de exposição e test-drive de modelos da marca Mercedes-Benz.

Feira de Desenhistas
O Sebrae Maranhão é correalizador da quarta edição da Feira de Desenhistas, no próximo sábado, 11, das 10h às 20h, no Multicenter Sebrae. A Feira reunirá 50 artistas da área de desenhos digitais, aquarelistas, ilustradores, desenhistas manuais, cartunistas, quadrinhistas, caricaturistas, tatuadores e artistas com trabalho de desenho em porcelana. O evento conta com o apoio do Sebrae, que tem trabalhado no fortalecimento da economia criativa na região metropolitana da capital. A entrada é franca.

Sábado com forró
A juventude animada de São Luís já se programa para marcar presença em mais uma noitada na boate New Garden’s, na Ponta d’Areia. É que o produtor do espaço, o jovem Luan Jorge, está anunciando nas redes sociais o show da banda de forró Farra da Gordinha, que lá se apresentará no sábado, 11. A programação terá ainda um adicional: o show do cantor Wylley Gomes.

Pessoas vivas
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que dá nova redação ao parágrafo 9º do Artigo 19 da Constituição do Estado do Maranhão. Com a PEC aprovada, o parágrafo 9º passa a ter a seguinte redação: “É proibida a denominação de obras e logradouros públicos com o nome de pessoas vivas”. A PEC foi concebida a partir de uma provocação do Ministério Público do Maranhão e do Tribunal de Contas do Estado, que apresentaram uma
sugestão ao Poder Executivo que, por sua vez, encaminhou a PEC para AL.

Sobre aborto
Na audiência pública convocada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, para elaborar relatório do julgamento da ação que visa a declarar inconstitucionais os artigos 124 e 126 do Código Penal, que criminalizam a prática do aborto, a arguição de descumprimento de preceito fundamental apresentada pelo PSOL descriminaliza mulheres que façam a interrupção voluntária da gestação até a 12ª semana da gravidez. Caso o julgamento acolha a ação, a equipe médica envolvida no procedimento também não
poderá ser punida.

Low Cost
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União a autorização para o funcionamento da empresa aérea Norwegian Air em voos regulares no Brasil. A empresa é a terceira maior entre as de baixo custo que operam no continente europeu, conhecidas como low cost. De acordo com o despacho da Anac, a Norwegian vai operar em território nacional como empresa de serviço de transporte aéreo internacional regular
de passageiro, carga e mala postal.

Preço das Promessas
Com certeza, a primeira tarefa dos candidatos deverá ser quantificar o preço das promessas, considerando que o déficit apontado na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 atingirá 6 bilhões e 800 milhões de reais. Acompanhar os cálculos das promessas será um bom exercício para os eleitores. Alguns economistas começaram a projetar: haverá necessidade do valor de três receitas em um ano para cumpri-las.

Uma mensagem de Chico Xavier:
“Tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.