Sabatina

O Estado sorteia ordem de entrevistados em sabatina com candidatos a governador

A determinação dos dias de presença de cada um dos postulantes ao cargo ocorrerá na presença de representantes de cada um dele, todos já formalmente convidados

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A direção do jornal O Estado realizará hoje, às 16h, na sede do Grupo Mirante, em São Luís, o sorteio da ordem de entrevistas dos candidatos a governador do Maranhão na “Sabatina O Estado”. A determinação dos dias de presença de cada um dos postulantes ao cargo ocorrerá na presença de representantes de cada um dele, todos já formalmente convidados.

Na ocasião, serão apresentadas as regras detalhadas do programa, que começará, com a primeira entrevista, no dia 20 de agosto.

“É fundamental a presença de um representante de cada candidato durante o sorteio”, pontuou o diretor de redação de O Estado, Clóvis Cabalau.

O anúncio da segunda edição da “Sabatina O Estado” foi feito há uma semana pela equipe de Política do jornal, durante a gravação o “Eleições 2018”, edição semanal da TV O Estado na internet que debateu os bastidores do período pré-eleitoral nos últimos meses.

Ao anunciar os preparativos para a continuação do projeto, Cabalau acrescentou alguns detalhes das regras já estabelecidas. “A sabatina terá duração de uma hora, em estúdio montado na TV Mirante, e será transmitido ao vivo pela internet. O candidato será entrevistado pelos jornalistas Marco Aurélio D’Eça, Gilberto Léda, Ronaldo Rocha e Carla Lima”, destacou.

Em caso de desistência de um candidato, ou ausência da sabatina sem aviso prévio, O Estado manterá a programação apenas para explicar ao leitor, internauta e eventuais acompanhantes on-line, quem seria o entrevistado daquele dia e horário.

Novidade – Uma novidade que se decidiu implementar na edição 2018 da “Sabatina O Estado” é quanto à escolha dos temas a serem debatidos. Em 2016, era o mediador quem fazia o sorteio de cada assunto, antes das perguntas. Na edição deste ano, é o próprio candidato quem os sorterá.

Segundo a estrutura proposta, haverá uma primeira rodada de perguntas, com três temas sorteados. Na sequência, haverá perguntas de temas livres.

“Para evitar a formatação no estilo debate, o fundamental é manter o formato de bate-papo, com perguntas originadas também das próprias respostas, como numa conversa franca”, ressaltou D’Eça.

O horário das entrevistas será sempre de 10h às 11h, de segunda a sexta, com cobertura diária no jornal e uma cobertura mais ampla, na edição de fim de semana, com análise da participação de todos os entrevistados, em uma espécie de matéria especial sobre o projeto. A sabatina será transmitida ao vivo pelo site e redes sociais de O Estado.

MAIS

Diferentemente de outros jornais, que optam por entrevistar os candidatos melhores posicionados nas pesquisas, O Estado optou por convidar a todos que disputarão o Governo do Estado no mês de outubro. Dessa forma, espera contribuir para o debate eleitoral, bem como ser um canal democrático para a exposição de ideias e propostas de cada dos entrevistados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.