COLUNA

Flávio Dino inelegível

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Até ontem peitando a Justiça Eleitoral para bancar a candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PRB) - denunciado por estar inelegível -, o governador Flávio Dino (PCdoB) agora terá, ele próprio, que se virar para reverter a própria inelegibilidade. O comunista teve os direitos políticos cassados pela juíza eleitoral Anelise Nogueira, por cometer crime de abuso de poder nas eleições de 2016, em Coroatá.
Isso significa que Dino pode concorrer sub judice nas eleições de outubro. Não apenas por causa do seu companheiro de chapa, mas por ele próprio. Quando registrar sua candidatura à reeleição no Tribunal Regional Eleitoral, Dino terá, automaticamente, o registro impugnado, para que o TRE diga, antes de liberá-lo para a disputa, se ele pode ou não receber votos.
É absolutamente possível que Flávio Dino reverta no TRE a decisão da Zona Eleitoral de Coroatá. E, mesmo que perca novamente, ainda poderá recorrer ao TSE.
Mas o fato é que ele disputará o pleito com duas espadas de Dâmocles em sua cabeça - uma por causa de Brandão e outra por causa de si próprio e de seus atos no exercício do poder.
A fundamentação da juíza Anelise Nogueira para declarar a inelegibilidade de Flávio Dino - e do seu lugar-tenente Márcio Jerry - indica que o governador comunista terá dificuldade para se explicar nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral, sobretudo em um momento de limpeza ética e moral por que passa o Brasil.
E só isso já torna incerta a vida política de Flávio Dino e seus companheiros.

Desdém
Aliados do governador Flávio Dino optaram por desdenhar da decisão da juíza Anelise Nogueira Reginato.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior usou o termo teratológico para dizer que a decisão foi “monstruosa, absurda”.
A deputada Eliziane Gama (PPS) simplesmente sentenciou: “Não vai dar em nada”. E o líder governista Rogério Cafeteira (DEM) preferiu classificar a informação de fake news.

Ataques
Também condenado na decisão da Justiça Eleitoral, o ex-secretário Márcio Jerry fez o de sempre: atacou os adversários políticos.
Mas os documentos que constam da decisão da juíza Anelise Nogueira não deixam dúvidas: o candidato a deputado federal pelo PCdoB está inelegível até 2024.
E não há outro caminho a ele senão tentar reverter a decisão da Justiça Eleitoral.

Candidatura
Tentando demonstrar estar tudo bem com sua chapa, Flávio Dino já decidiu que registrará nesta quinta-feira, 9, sua candidatura a governador.
Mas terá de enfrentar uma enxurrada de impugnações, agora por dois problemas distintos em sua chapa.
A primeira diz respeito à candidatura do vice, Carlos Brandão; a outra, é a condenação por abuso de poder econômico do próprio Dino.

Inelegíveis
A Assessoria de Imprensa e Comunicação do TRE divulgou no início da noite de ontem release informando a decisão da juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da 8ª Zona Eleitoral.
Pela decisão da juíza, fica declarada a inelegibilidade por oito anos do governador Flávio Dino e do ex-secretário Marcio Jerry.
O prefeito e o vice de Coroatá, Luis da Amovelar e Domingos Sousa, foram cassados e também ficarão inelegíveis por oito anos.

Edivaldo também
Um processo parecido com o que resultou na inelegibilidade de Flávio Dino também foi impetrado em São Luís contra a eleição do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
Na capital maranhense, segundo as denúncias, bairros receberam camadas aleatórias de asfalto até nas noites de domingo.
O processo, de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), foi arquivado, no entanto, por perda de prazo para apresentação de provas e documentos.

Só observando
Nem um dos adversários de Flávio Dino decidiu comentar a decisão da juíza de Coroatá pela inelegibilidade do governador comunista.
Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL) optaram por acompanhar a distância as agruras de Dino para se explicar.
Os candidatos da ultraesquerda, Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU), também optaram por acompanhar de longe.

DE OLHO
R$ 100 mil Ufirs foi a multa determinada pela Justiça Eleitoral a cada um dos condenados no caso envolvendo abuso de poder em Coroatá.

E MAIS

• Comentarista do Twitter provocou quanto à decisão de Flávio Dino de registrar candidatura mesmo tornado inelegível: “Se até Lula vai querer se registrar...”.

• A edição de hoje de O Estado on-line traz uma série dos vídeos usados na Justiça para comprovar o abuso de poder de Flávio Dino nas eleições de 2016.

• O sorteio da Sabatina O Estado com os candidatos a governador será realizado às 16h desta quinta-feira, na sede do Grupo Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.