Perigo na rodovia

Sem manutenção, vegetação representa perigo na BR-135

Situação acontece há pelo menos dois meses; Dnit afirma que serviços de capina estão em andamento; falta de manutenção prejudica motoristas, que não enxergam as placas de sinalização, e pedestres, com dificuldade para atravessar

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Placa de sinalização fica parcialmente encoberta pelo mato alto
Placa de sinalização fica parcialmente encoberta pelo mato alto (mato alto)

O mato alto vem provocando riscos aos motoristas e pedestres que passam pela BR-135, em São Luís. A vegetação impede a visualização de placas e de outros veículos, principalmente em pontos onde há retornos. De acordo com a regional do Maranhão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), serviços de capina estão em andamento e devem ser concluídos até o fim deste mês.

A falta de manutenção na vegetação no canteiro central da BR-135, na saída de São Luís, exige de condutores de veículos cuidados redobrados. Isso porque o mato alto cobre diversas placas de sinalização presentes na via, além de dificultar a visualização de outros veículos em retornos e favorecer a ocorrência de incêndios no período de estiagem.

Entre os quilômetros 1 e 7, pelo menos, o problema atinge também os pedestres, que enfrentam dificuldades para atravessar a via, devido a altura da vegetação. A situação é a mesma há, pelo menos, dois meses.

Em junho deste ano, O Estado esteve no local, e o problema já podia ser verificado. Na ocasião, o Dnit foi contactado e informou que equipes de capina estavam trabalhando entre os Km 0 e 25 e que até o fim de julho o trecho estaria roçado.

O Estado procurou novamente pelo Dnit para questionar sobre os serviços de capina. Em nota, o órgão informou que já acionou a empresa responsável por executar esses serviços na BR-135, nos trechos citados.

Ainda de acordo com o Dnit, a empresa estava fazendo serviços de capina manual, e seriam iniciados os serviços de roçada, que estão previstos para serem concluídos até o fim deste mês de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.