COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Neste mês de agosto, a Cozinha Massari, administrada pela empresária e advogada Fábia Araújo e pelo marido, Chef Eduardo Craveiro Massari (foto), vai realizar a festa Massari Stock, no dia 25 (um sábado), com um tributo especial a Pink Floyd. Para tal, estará no palco a banda Visceral, tocando os mais conhecidos sucessos do homenageado. Na abertura do evento, se apresentará o cantor Márcio Glam. A Cozinha Massari, para quem não conhece, é um endereço gastronômico que fica na Avenida Atlântica, no Olho d’Água.
Neste mês de agosto, a Cozinha Massari, administrada pela empresária e advogada Fábia Araújo e pelo marido, Chef Eduardo Craveiro Massari (foto), vai realizar a festa Massari Stock, no dia 25 (um sábado), com um tributo especial a Pink Floyd. Para tal, estará no palco a banda Visceral, tocando os mais conhecidos sucessos do homenageado. Na abertura do evento, se apresentará o cantor Márcio Glam. A Cozinha Massari, para quem não conhece, é um endereço gastronômico que fica na Avenida Atlântica, no Olho d’Água.

Como em Istambul
É impressionante a quantidade de gatos que perambulam abandonados em São Luís. E olha que estamos a quilômetros de distância de Istambul. Basta um giro pela cidade para esta realidade se revelar diante dos nossos para-brisas. E há muitos deles que cruzam as avenidas, em busca de comida ou abrigo
do outro lado.
E olha que há corações moles levando meia dúzia ou mais para casa, simplesmente porque ficam com pena da situação desgarrada desses animais e os adotam.

Como em Istambul 2
Mas, infelizmente, há centenas deles, milhares, em tudo quanto é canto. Ou seja, esta capital ficou pequena para tantos gatos.
Em Istambul, a cidade dos gatos, o governo determinou que fossem feitos albergues específicos para eles e diferentes instalações de comida nas ruas. E, além disso, há uma conta no Instagram onde postam fotos de muitos deles, das posturas ou outras coisas divertidas que fazem.

Registros no TSE
Os partidos políticos terão até as 19h do dia 15 de agosto para registrar, no Tribunal Superior Eleitoral, a chapa completa, ou seja, com candidatos a presidente e a vice, bem como as siglas que integram a coligação.
Um total de 14 nomes foi aprovado nas convenções partidárias para disputar a Presidência da República em outubro. Somente após o prazo final para registro das candidaturas, os partidos poderão colocar a campanha oficialmente na rua.
Segundo a Lei Eleitoral, a partir do dia 16 de agosto, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão fazer comícios e usar equipamento de som fixo.
Além disso, também podem fazer campanha em carros de som e usar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes e comitês.

Nosso Bailinho
Os cantores maranhenses Natália Coelho, Emanuel Jesus, Luciana Pinheiro e Marco Duailibe reeditarão o show “Nosso Bailinho”, que acontecerá no dia 18 de agosto, às 22h, no Nosso Canto, no Vinhais.
O projeto, um grande sucesso em todas as edições, é um passeio musical por ritmos do passado, com destaque para as canções nacionais. No repertório, muito pop, bolero, dance music e, claro, música maranhense.

A gente esquece
No Brasil é assim: as coisas acontecem e, depois, todo mundo esquece. Lembram da greve dos caminhoneiros, que parou o país no mês de maio? Pois é! Ela continua puxando o freio de mão, sendo um dos motivos que impede a retomada da economia.
As previsões de crescimento caem pela metade. O ritmo esperado de expansão do Produto Interno Bruto, no começo do ano, era de 3%. A expectativa do Boletim Focus, do Banco Central, é de ficar em 1,5%, repetindo a taxa do ano passado.

Festa em Caxias
O cantor Bell Marques foi a atração principal da grande festa em homenagem aos 195 anos de adesão do município de Caxias à Independência do Brasil, no último sábado. Pelo menos 60 mil pessoas participaram do primeiro dia de festividades.
A multidão cantou, dançou e vibrou, em um espetáculo jamais visto naquela cidade, que celebrou a data histórica de forma memorável.
O prefeito Fábio Gentil aproveitou para apresentar o Mirante da Balaiada ao cantor Bell Marques, que, durante a visita, se mostrou encantado com a grandiosidade e a beleza da obra.

Jorge nas Dunas
Agosto deve ser mesmo o mês do bom gosto. Olha aqui um exemplo: um dos magos do samba no Brasil, o cantor Jorge Aragão está de viagem marcada para São Luís. Aterrissa na cidade no dia 31, direto para a festa “Samba da Maré”, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea.
Aliás, depois de uma repaginada geral, a Casa das Dunas voltou com tudo e continua a dominar a cena na orla marítima da capital.
O anúncio do show ouriçou os amantes do ritmo mais popular do Brasil, que já estão na concentração para encerrar o mês com chave de ouro e muito
samba no pé.

Número de candidatos à Presidência
Este ano, registramos o segundo maior número de candidatos à Presidência da República desde 1989, quando foram 22 concorrentes, já que, na época,
o apresentador Silvio Santos teve a candidatura impugnada. Naquele período, somente o PSDB e o PT disputaram todas as eleições presidenciais com candidatos próprios. Partido com maior número de filiados (2,4 milhões), o MDB não tinha candidatura própria há quatro eleições.

TRIVIAL VARIADO
Amanhã, quinta feira, no restaurante e casa de vinhos Oak Wine, na Avenida dos Holandeses, o projeto Couleurs 4 do ano de 2018 vai se despedir. O tema será “Todas as cores”. Na pista, estarão os DJs Fernando Velho e Claudinho Polary, remixando flashbacks dos anos 70, 80 e 90, O evento começa às 20h.

O grupo Cazunbá vai celebrar seus 45 anos de existência com apresentações especiais no Teatro Arthur Azevedo de amanhã até domingo.

Para as eleições deste ano, 34 dos 42 deputados estaduais maranhenses são candidatos à reeleição, representando uma chance de manutenção de 80%, o que pode ser o índice mais alto dos últimos anos.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, reafirmou que as bolsas de estudos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) serão mantidas em 2019.

Uma interessante exposição em um shopping de São Luís propõe uma viagem ao espaço. Uma oportunidade para o público se inteirar sobre a história espacial brasileira e mundial.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou desistência do recurso no qual pedia que ele aguarde em liberdade o julgamento de recursos contra sua condenação na Operação Lava Jato. O caso poderia ser julgado esta semana pela Corte.

Sinal verde: os eleitores começam a conhecer e a avaliar as propostas para enfrentar a grave crise financeira, que se cresceu ao longo de décadas e chegou a um limite insuportável.

Neste ano, devem entrar no mercado brasileiro pelo menos 70 novas aeronaves agrícolas, a maioria norte-americana.

DE RELANCE
Vem aí a “Cãominhada”

A Rádio Mirante FM realizará mais uma edição da “Cãominhada”, dia 18 de agosto, na cobertura do Rio Anil Shopping. Os interessados em participar podem efetuar a inscrição até o dia 13, na loja daTerra Zoo da Cohama e da Forquilha e no Rio Anil Shopping. Os kits, por sua vez, serão entregues nos dias 16 e 17, no Rio Anil Shopping,

Turnê pela Europa
Um dos mais expressivos e viajados grupos de bumba meu boi do Maranhão, o Brilho da Ilha está em turnê pela Europa, com passagem por Roma, Veneza, Milão, Cidade do Vaticano e outras. Durante a estada no Vaticano, o grupo foi convidado para uma audiência com o Papa Francisco. O fundador e cantor da manifestação folclórica, Cláudio Sampaio, foi recebido pelo Sumo Pontíficie e entregou presentes.

Calote ao Fisco
Não é de hoje que pequenas fabricantes nacionais de cigarros dão calote ao Fisco em milhões de reais, em prol do lucro fácil. Chegam a vender maços de R$ 1 nas ruas, enquanto o preço tabelado no comércio passa de R$ 3. Em 2011, a Receita fechou as fábricas Itaba (SP), Tabacos Rei (RJ) e Ficet (Duque de Caxias).

Filme sobre Bullying
O filme “Bullying-aconteceu comigo”, que aborda a crueldade infantil inconsequente, a opressão familiar e a omissão escolar como pano de fundo para a produção, tem roteiro assinado pelo jornalista maranhense Marco Aurélio D’Eça, editor de política deste jornal. A produção, que tem direção dos cariocas Jorge Silpen e Carlão Limeira e dos maranhenses Lêda Lima e Rick Ramos, já foi exibida no início do mês em sessão especial para convidados no Cine Praia Grande. O filme continua em cartaz, em sessões voltadas ao público.

Festa para Rita
Quem trocou de idade ontem foi a doutora em Saúde Coletiva Rita Ivana Barbosa Gomes. A festa, no entanto, acontecerá no próximo sábado, no Espaço Mágico, no Olho d’Água. Rita tem uma trajetória intimamente ligada à educação no Maranhão e com muita dedicação, profissionalismo e seriedade, conseguiu transformar o Instituto Florence de Ensino Técnico e Superior numa instituição com ótimas notas no MEC e que delineia uma trajetória ascendente ano após ano.

Maria Rosa ajuda
A empresa MRV Engenharia foi a pioneira no setor ao desenvolver a inteligência artificial no aplicativo Meu MRV, vencedor na categoria Melhor Projeto de Contribuição Tecnológica do Prêmio Cliente SA 2018 e também Case do Ano. Lançado ano passado, o app já conta com uma marca de mais de 70 mil downloads e média de 10.500 interações mensais entre os usuários. Diante do grande sucesso, a construtora resolveu ampliar o uso da tecnologia para outros canais de atendimento ao cliente. Quem acessa o Facebook Messenger, o aplicativo Meu MRV e o Portal de Relacionamento da MRV, já conta com a ajuda da Maria Rosa, personagem criada pela construtora para se relacionar com os clientes.

Prêmio Nobre Teen
A apresentadora Madalena Nobre promoverá, no dia 18 de agosto, a primeira edição do Prêmio Nobre Teens, no Residencial Recepções. A ideia é reconhecer o talento de crianças e adolescentes maranhenses. A iniciativa é um antigo sonho de Madalena, que apenas agora vai se concretizar. A cerimônia, tudo indica, contará com a presença de um ator global queridinho do público teen.

Curso sobre portos
A Universidade Federal do Maranhão está oferecendo a quinta turma da especialização na área Portuária, contando com professores que integram o Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária, além de docentes da Universidade de São Paulo e da Associação de Terminais Privados e executivos dos portos e terminais do Complexo Portuário de São Luís.

Para refletir com Machado de Assis:
“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.