SAÚDE

Blitz da Amamentação é realizada no Hospital Universitário, em SL

Programação contou com paródias sobre aleitamento materno, com objetivo de conscientizar sobre a importância e necessidade do ato; equipe responsável desenvolveu a ação dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Em mais um dia de programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno, profissionais do Banco de Leite do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Materno Infantil (HUUFMA), em parceria com o coral da residência multiprofissional e a Liga Acadêmica de Amamentação da UFMA (LIAAM), realizaram ontem (7), nas dependências do hospital, cantoria de paródias relacionadas à amamentação.

A ação, denominada Blitz da Amamentação, teve como objetivo divulgar os benefícios da amamentação de maneira lúdica, como contou a enfermeira Liane Soares. “O objetivo do evento é divulgar, de forma lúdica, para poder sensibilizar as pessoas da importância do aleitamento materno, principalmente do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado por dois anos ou mais”, ressaltou. “A amamentação é a base da vida. [O leite] além de nutrir, ele protege o bebê contra as principais doenças da infância como diarreia, infecções respiratórias. Isto é, ele é um alimento completo: hidrata, nutre e protege”.

A ação de ontem fez parte da programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno, organizada pelo HUUFMA, que começou no dia 1º e termina hoje (8). A programação especial realizada durante esses oito dias teve por objetivo informar sobre os benefícios do aleitamento materno para a mãe, bebê e sociedade; dar consciência sobre a necessidade de vincular a amamentação a uma agenda nutricional; envolver com uma maior comunicação as pessoas e organizações que trabalhem com questões relacionadas e incentivar as mães a amamentarem seus bebês.

Importância
O leite humano é considerado a melhor fonte de nutrição para as crianças de até 2 anos, justamente por sua composição atender as necessidades dos seres humanos nessa fase da vida. O leite humano é um alimento que contém equilíbrio de gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para prover o crescimento e a imunidade dos bebês, além de combater as infecções infantis, desenvolver o cérebro e aumentar a resistência a doenças crônicas, tais como asma, alergias e diabetes.

Existem evidências de que a substância até pode aumentar a inteligência e reduzir as chances do desenvolvimento de cânceres na mãe e no bebê, além de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

O aleitamento materno é considerado a estratégia mais efetiva, com foco na criança, de combate à morbimortalidade infantil, visto que estudos indicam que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis de crianças até os 5 anos de vida.

Objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018

1.Prevenir a desnutrição em todas as suas formas
A desnutrição pode referir-se tanto à insuficiência de nutrição como também ao excesso de peso e às doenças não transmissíveis associadas. Este duplo fardo da desnutrição tem grandes consequências na saúde de curto e longo prazo.

2.Garantir a segurança alimentar mesmo em tempos de crise
A segurança alimentar significa acesso a comida para todas as pessoas em todos os momentos. É afetada pela disponibilidade de alimentos, pelos preços e outros problemas, por exemplo, a fome, os desastres naturais, os conflitos e a degradação ambiental.

3.Quebrando o ciclo da pobreza
A pobreza é afetada por vários fatores, incluindo a fome e desnutrição. A fome leva as famílias pobres a uma espiral descendente e as impede de sair do ciclo da pobreza. A amamentação adequada ajuda a prevenir todas as formas de desnutrição e tem efeitos positivos para crianças e mães, durante toda a sua vida. A amamentação é uma intervenção ambiental inteligente que contribui à segurança alimentar, mesmo em tempos de crise.
Proteger, promover e apoiar a amamentação é crucial para a saúde do nosso planeta e para a população. Além de ser o pilar do desenvolvimento da saúde das crianças, a amamentação é também o alicerce do desenvolvimento de um país. É um grande equalizador social, que ajuda a romper o ciclo da pobreza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.