Legislativo

Reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa é protocolar

Sessão durou pouco mais de 15 minutos, sem que qualquer deputado tenha utilizado a tribuna ou apreciado projeto; já a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para reabrir os trabalhos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Othelino Neto e César Píres na reabertura dos trabalhos
Othelino Neto e César Píres na reabertura dos trabalhos (Othelino Neto e César Píres na reabertura dos trabalhos)

A reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão ocorreu de forma protocolar ontem e durou pouco mais de 15 minutos.

Sem orador na tribuna ou matéria na pauta de votações, e sem nenhuma reunião promovida pelas comissões técnicas da Casa, a primeira sessão do mês – após o recesso parlamentar de mais de 20 dias -, foi vazia.

O presidente do Legislativo, deputado Othelino Neto (PCdoB), realizou a reabertura oficial dos trabalhos, com um Plenário vazio.

Logo em seguida o segundo secretário em exercício, deputado Fábio Macedo (PDT), fez a leitura da ata e o primeiro secretário, deputado César Pires (PV), leu o expediente.

Nos pequeno expediente, tempo dos partidos e blocos e grande expediente, contudo, não houve deputado inscrito. Nenhum parlamentar utilizou a tribuna da Casa. Não houve também a apreciação de projetos de lei, de emendas, de proposições e de requerimentos para a deliberação da Mesa.

Pré-campanha – O esvaziamento do Parlamento Estadual no período se justifica pela intensificação da pré-campanha dos deputados nos municípios que integram o interior do estado. É uma espécie de incursão às bases eleitorais.

Governistas acompanham a agenda do governador Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição. Oposicionistas integram as caravanas de Roseana Sarney (MDB) e os compromissos da pré-campanha de Maura Jorge e de Roberto Rocha (PSDB), todos adversários de Dino.

Câmara – Já a Câmara Municipal de São Luís reabriu os trabalhos de forma oficial com uma sessão solene.

Houve apresentação da banda marcial da Prefeitura de São Luís, cobrança do Plano Diretor feita por alguns vereadores e o respeito a 1 minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador João Damasceno, encontrado morto na semana passada às margens do Rio Anil.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR). Secretários municipais também participaram da solenidade.

Uma mensagem do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi lida pelo secretário municipal de Articulação Política, Ivaldo Rodrigues (PDT).

Na mensagem, o pedetista reafirmou o compromisso com a administração pública, fez referência à importância da atuação do Poder Legislativo e fez uma espécie de prestação de contas em relação as ações que têm sido realizadas pelo Executivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.