ABANDONO

Farol do Saber desativado no Vinhais prejudica estudantes

Segundo moradores, a biblioteca foi fechadoa há cerca de dois anos; com mato alto, animais são os únicos frequentadores do local

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Farol da Educação Maurice Druon está abandonado e hoje só serve para animais, que se alimentam do mato alto que cerca o espaço
Farol da Educação Maurice Druon está abandonado e hoje só serve para animais, que se alimentam do mato alto que cerca o espaço (farol do saber)

Desativado há cerca de dois anos, o Farol do Saber Maurice Druon, localizado no Vinhais, deixou de oferecer o espaço de estudo a alunos e comunidade do bairro. Sem manutenção, atualmente o local está abandonado, com vegetação alta e depredado. A Secretaria de Estado da Educação afirmou, em nota que o espaço receberá a devida requalificação em breve, mas não informou quando seria esse período de tempo.

O Farol do Saber é uma rede de pequenas bibliotecas espalhadas por diversos municípios do Maranhão. No total, são 94 faróis, entre a capital e o interior do estado, que deveriam servir como extensão de escolas, beneficiando alunos da rede pública de ensino, no entanto, muitas dessas bibliotecas encontram-se abandonadas e desativadas, como a localizada no bairro Vinhais.

O Farol do Saber Maurice Druon foi inaugurado na década de 1990 pela Secretaria de Estado da Educação. A biblioteca, localizada ao lado de uma escola estadual, está desativada há bastante tempo e hoje, em vez de alunos, quem frequenta o local são animais, utilizando a alta vegetação, que tem tomado o espaço, como abrigo. Para a secretária-executiva e moradora do bairro, Silvia Carvalho, o problema reflete no desenvolvimento dos estudantes da cidade.

“O Farol do Saber virou floresta. Essa situação compromete o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, que em sua grande maioria não tem como fazer pesquisas ou tem lugar apropriado para estudar, por isso que nas pesquisas o nosso IDH é baixíssimo. Mas o descaso é antigo, o governo Roseana Sarney fez e os sucessores não deram continuidade e nem importância”, ressaltou Silvia Carvalho.

De acordo com o aposentado, José Mário Vieira, a biblioteca está abandonada há anos, o que preocupa moradores do bairro. “Essa biblioteca está fechada há uns dois anos. Eu já vi pessoas sentadas aqui na praça procurando ‘por que não abriu?’, inclusive estudantes. Falta uma boa administração para manter isso aberto. O estudo já está desequilibrado no país inteiro, aí eles chegam aqui e não encontram uma fonte de pesquisa, desestimula ainda mais”, contou o morador.

Quem trabalha nas proximidades do farol, também observa os reflexos do abandono. Nataly da Silva vende lanches em frente à escola e relatou já ter visto, diversas vezes, pessoas levando livros e materiais didáticos para serem doados à biblioteca, mas o que encontram são portas fechadas.

Outro lado
O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc), informou em nota que está revitalizando de forma gradativa todos os Faróis do Saber do Maranhão. As unidades estão recebendo reforma completa de estrutura, climatização, recursos de acessibilidade e reforço no acervo. Frisou, ainda, que já foi feito um levantamento técnico da situação atual do Farol do Saber de Maurice Druon e este receberá a devida requalificação em breve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.