Grande desastre

Trump declara estado de emergência na Califórnia

Em função de incêndios, milhares de pessoas tiveram que deixar as suas casas; sete pessoas morreram em um incêndio florestal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, ontem, estado de emergência na Califórnia em função dos incêndios na região. A informação foi divulgada ontem pela Casa Branca.

Trump declarou que há um "grande desastre" na Califórnia e ordenou que verbas federais sejam disponibilizadas para ajudar em esforços de recuperação em áreas atingidas por incêndios florestais.

A Casa Branca disse que Trump ordenou que houvesse assistência federal para complementar os esforços de recuperação estaduais e locais nas áreas que têm sido afetadas por incêndios por fortes ventos desde 23 de julho de 2018.

Sete pessoas morreram em um incêndio florestal no norte da Califórnia no sábado, segundo autoridades.

As chamas que se alastram rapidamente em áreas do estado já obrigaram milhares de pessoas a deixarem suas casas e levou ao fechamento de um grande parque nacional. A intensidade do fogo aumentou durante a madrugada deste sábado, enquanto bombeiros cansados lutavam contra os fortes ventos.

O incêndio no condado de Mendocino, 145 quilômetros ao norte de San Francisco, se espalhou por 201.471 acres no início do sábado, aumentando a área incendiada em 25% desde sexta-feira, 3, de acordo com o Departamento de Proteção contra Incêndios Florestais da Califórnia (Cal Fire).

O incêndio do complexo de Mendocino é hoje o maior do estado, com mais de dois terços do tamanho de Los Angeles, e forçou a retirada de quase 16 mil moradores além de destruir mais de cem estruturas.

De acordo com o departamento, os bombeiros conseguiram conter 41% do incêndio e as autoridades estão permitindo o retorno de algumas pessoas.

Ambas as áreas permaneciam sob um “alerta de bandeira vermelha” emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia para ventos fortes, baixa umidade relativa e temperaturas superiores a 32 graus celsius, todas as condições que podem impulsionar o crescimento de incêndios florestais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.