Editorial

Contagem regressiva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Esta segunda-feira marca o primeiro dia útil da semana para o Dia dos Pais. No próximo domingo os pais esperam receber um presente e comemorar a data dedicada a eles. Considerando a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o pico de consumo para o comércio deve começar a partir da próxima quarta-feira, uma vez que o dia planejado para ir às compras, de acordo com o levantamento realizado pela entidade, ficou disseminado entre a quarta-feira (15,5%), quinta-feira (16,0%), sexta-feira (21,2%) e o sábado (22,3%).

De modo geral, o comércio maranhense está mais otimista em função da recuperação do mercado de trabalho, que apresentou no Maranhão um saldo de 2.807 vagas de empregos formais criadas no mês de junho, o maior saldo de vagas com carteira assinada para um mês de junho desde o ano de 2011, de acordo com os dados do CAGED.

Com esses números registrados em junho, a evolução do emprego no estado encerrou o primeiro semestre com saldo de 4.111 postos formais de empregos abertos. Somente na capital São Luís, o mercado de trabalho registrou a criação de 2.879 vagas nos primeiros seis meses deste ano.

Essa evolução gradativa do mercado de trabalho tem contribuído fortemente para recuperação da renda das famílias, justificando o aumento do nível de intenção de consumo, especialmente na melhoria da percepção do consumidor quanto ao momento para a aquisição de bens duráveis e a contratação de novos financiamentos.

Esses números têm se refletido também, por exemplo, nas perspectivas de comemoração de datas importantes, tal como o Dia dos Pais. De acordo com o levantamento realizado pela Fecomércio em São Luís, a intenção de comemorar o Dia dos Pais este ano cresceu +17,0% em relação a 2017.

Quanto ao local para a realização da comemoração, a intenção de celebrar a data em casa, de acordo com a Fecomércio, recuou -32,3% na comparação com o ano anterior. A queda abriu espaço para o crescimento exponencial da intenção de comemoração em outros locais em relação a 2017. Os shopping centers e cinemas deixaram o índice de 1,0% do ano passado para registrar 20,9% este ano, assim como os restaurantes, que apontavam apenas 1,6% e alcançaram 12,8.

Com isso, a pesquisa da Federação do Comércio apresentou uma mudança significativa no perfil do consumidor, motivado pela recuperação do mercado do trabalho local e a consequente recuperação da renda familiar. Nessa perspectiva de mudança, a pesquisa da Fecomércio revelou também que os preços são a maior preocupação dos consumidores para este ano, com 59,3% dos ludovicenses indicando esse fator como determinante para a concretização da compra. As promoções, que lideravam a lista até o ano passado, passaram para a segunda colocação com 45,0% das indicações.

Com esses dados, o comércio da capital se prepara para absorver o aumento de demanda relacionado ao Dia dos Pais e, com isso, contribuir para a recuperação do mercado de trabalho local e fortalecer a economia do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.