Celebração

OAB-MA celebra a Semana do Advogado com vasta programação

A Semana do Advogado traz uma série de ações voltadas para a atividade jurídica e promove palestras e seminários com discussões a respeito das legislações brasileiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(direito / oab)

SÃO LUÍS - A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realiza uma extensa programação de segunda (6) a sexta-feira (10), em alusão à Semana do Advogado. O evento é mais uma homenagem da OAB/MA, como forma de valorização do trabalho desenvolvido pela advocacia maranhense.

A Semana do Advogado traz uma série de ações voltadas para a atividade jurídica e promove palestras e seminários com discussões a respeito das legislações brasileiras, além de programas de saúde voltados ao profissional da categoria.

Para o presidente da Ordem no Maranhão, Thiago Diaz, as atividades são importantes para que os advogados possam, além de acompanhar a evolução de discussões das Leis, estabelecer uma convivência necessária entre os advogados. “Estamos muito felizes em poder celebrar mais esse ano com os advogados do Maranhão e perceber que, nesta caminhada, estamos dando passos firmes e fortes, rumo ao progresso da advocacia maranhense”, avaliou.

O primeiro compromisso da semana acontecerá na segunda-feira (6), com a instalação do Conselho Estadual da Jovem Advocacia. “Mais uma vez a Seccional Maranhão faz história ao instalar este Conselho Estadual, cumprindo um compromisso assumido com os advogados e as advogadas do Maranhão”, comentou Thiago Diaz.

Na terça-feira (7), a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) estará com uma equipe de profissionais da área médica, no Fórum Desembargador Sarney Costa, realizando ações de saúde em prol do bem estar do advogado e da advogada do Maranhão.

No dia 8, quarta-feira, pela manhã, a CAAMA levará os mesmos serviços de atendimento médico aos que estiverem na Justiça do Trabalho. À noite ocorrerá a abertura oficial do Seminário sobre Justiça e Cidadania, promovido pela Escola Superior da Advocacia, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, que traz em sua programação quatro palestras sobre temas nas áreas do direito ambiental, direito do consumidor, direito constitucional e mediação e arbitragem.

Na abertura, as palestras “A Lógica da Cidadania à Luz do Direito do Consumidor”, com a diretora presidente do PROCON/Maranhão, Karen Barros; e “A Cidadania como Protagonista no Debate Ecológico”, com Luane Lemos Agostinho, Doutoranda em Ciências Jurídicas.

Dando sequência à programação, as atividades na quinta-feira (9), começam com o “Café da Manhã na Justiça do Trabalho”. No turno vespertino será realizado, na Justiça Federal, o “Café da Tarde”. Já na sexta-feira (10), será promovido um café da manhã no Fórum Desembargador Sarney Costa, encerrando as ações da Semana do Advogado.

Na quinta-feira, dia 09 de agosto, o seminário Justiça e Cidadania terá seu segundo dia de atividades, com as palestras “A Cidadania e a Administração Pública”, com Marcus Bacellar, Procurador do Estado do Maranhão; e “Mediação e Arbitragem enquanto meio de acesso à Justiça”, com Ivaldo Praddo, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão/CBMAE-MA. Encerrando o seminário, na quinta-feira às 21 horas será servido um coquetel em comemoração ao Dia do Advogado, após as palestras.



Programação do Seminário Justiça e Cidadania

Dia 08/08

18h – Credenciamento

18h30 – Mesa de Abertura

Presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz

Diretor Geral da ESA, Professor João Batista Ericeira

Procurador do Estado do Maranhão, Miguel Ribeiro Pereira

19h – Painel 01 - A Lógica da Cidadania à Luz do Direito do Consumidor - Karen Barros, Mestre em Políticas Públicas/UFMA e Diretora Presidente do Procon/MA

Debatedor: Hugo Assis Passos, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MA.

20h – Painel 2 - A Cidadania como Protagonista no Debate Ecológico - Luane Lemos Agostinho, Doutoranda em Ciências Jurídicas / Universidade Autônoma de Lisboa

Debatedor: Flávio Antônio Moura Fé Lima, Consultor Executivo em Relações Institucionais e Compliance Ambiental

Dia 09/08

18h30 -Credenciamento

19h00 - Painel 03 - A Cidadania e Administração Pública - Marcus Bacellar, Procurador do Estado do Maranhão, Mestre em Direito Constitucional /UFF

Debatedor: Bruno Tomé Fonseca - Procurador do Estado do Maranhão

20h - Painel 04 - Mediação e Arbitragem enquanto meio de acesso à Justiça - Ivaldo Praddo, Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão/CBMAE-MA.

Debatedor: Roberto Gomes (Conselheiro Estadual da OAB-MA)

21h - Coquetel

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.