Sabatina

“Sabatina O Estado 2018” em fase final de preparação

Pela 2ª vez – a 1ª foi em 2016 - matutino abre espaço para os pretendes ao governo do Estado para apresentação de proposta defendida na campanha

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Gilberto Léda
Da editoria de Política


O jornal o O Estado do Maranhão mais uma vez larga na frente e retoma nas eleições de 2018 o projeto “Sabatina O Estado. Lançado em 2016, em uma iniciativa pioneira no Maranhão durante a eleição para prefeito de São Luís, o programa deste ano tem como objetivo realizar uma rodada de sabatinas com todos os candidatos a governador.
O anúncio da segunda edição do programa foi feito ontem pela equipe de Política de O Estado, durante a gravação o “Eleições 2018”, edição semanal da TV O Estado na internet que debateu os bastidores do período pré-eleitoral nos últimos meses.
“Estamos finalizando a programação completa, mas a expectativa é que o primeiro candidato seja sabatinado ainda em agosto”, declarou o editor de Política, Marco Aurélio D’Eça.
Ao anunciar os preparativos para a continuação do projeto, o diretor de redação de O Estado, Clóvis Cabalau, detalhou algumas das regras já estabelecidas.
“A sabatina terá duração de uma hora, em estúdio montado na TV Mirante, e será transmitido ao vivo pela internet. O candidato será entrevistado pelos jornalistas Marco Aurélio D’Eça, Gilberto Léda, Ronaldo Rocha e Carla Lima. Para compor o quadro de entrevistadores, será convidado um jornalista de outro veículo do grupo Mirante, bem como poderá ser chamado um profissional de imprensa de fora da casa”, destacou.
O agendamento das sabatinas será feito por sorteio, que ocorrerá no dia 8 de agosto, às 16h, na sede de O Estado. “É fundamental a presença de um representante de cada candidato durante o sorteio”, pontuou Cabalu, lembrando, ainda, que todos serão formalmente convidado pelo jornal.
Em caso de desistência de um candidato, ou ausência da sabatina sem aviso prévio, O Estado manterá a programação apenas para explicar ao leitor, internauta e eventuais acompanhantes on-line, quem seria o entrevistado daquele dia e horário.

Novidade
Uma novidade que se decidiu implementar na edição 2018 da “Sabatina O Estado” é quanto à escolha dos temas a serem debatidos. Em 2016, era o mediador quem fazia o sorteio de cada assunto, antes das perguntas. Na edição deste ano, é o próprio candidato quem os sorterá.
Segundo a estrutura proposta, haverá uma primeira rodada de perguntas, com três temas sorteados. Na sequência, haverá perguntas de temas livres.
“Para evitar a formatação no estilo debate, o fundamental é manter o formato de bate-papo, com perguntas originadas também das próprias respostas, como numa conversa franca”, ressaltou D’Eça.
O horário das entrevistas será sempre de 10h às 11h, de segunda a sábado, com cobertura diária no jornal e uma cobertura mais ampla, na edição de fim de semana, com análise da participação de todos os entrevistados, em uma espécie de matéria especial sobre o projeto. A sabatina será transmitida ao vivo pelo site e redes sociais de O Estado.

Todos são convidados

Diferentemente de outros jornais, que optam por entrevistar os candidatos melhores posicionados nas pesquisas, O Estado optou por convidar a todos que disputarão o Governo do Estado no mês de outubro. Dessa forma, espera contribuir para o debate eleitoral, bem como ser um canal democrático para a exposição de ideias e propostas de cada dos entrevistados.

Os convidados

Roseana Sarney (MDB)
Flávio Dino (PCdoB)
Roberto Rocha (PSDB)
Mauro Jorge (PSL)
Ramon Zapata (PSTU)
Odívio Neto (PSOL)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.