Sanções

EUA pressiona Turquia por liberação de americanos

Secretário de Estado Mike Pompeo pede a liberação de Andrew Brunson, que está preso acuado de espionagem

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Andrew Brunson, secretário de Estado, pedo liberdade de pastor
Andrew Brunson, secretário de Estado, pedo liberdade de pastor (Secretário)

Cingapura - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pressionou nesta sexta-feira, a Turquia para libertar o pastor americano Andrew Brunson, enviado para prisão domiciliar há cerca de uma semana, acusado por espionagem e terrorismo, e de outros americanos.

Na quarta-feira, a Casa Branca anunciou que vai impor sanções contra os ministros turcos da Justiça e Interior da Turquia pela detenção do americano. Brunson foi preso em meio à repressão no país euro-asiático na sequência de uma tentativa de golpe em 2016.

Pompeo disse ainda que buscaria a libertação de vários funcionários locais de missões diplomáticas dos EUA na Turquia. "Brunson precisa voltar para casa, assim como todos os americanos que estão sendo mantidos lá pelos turcos", afirmou.


O Ministério das Relações Exteriores turco chamou as sanções de "desrespeitosas" e as classificou como "intervenção em nosso sistema legal", o que "prejudicaria os esforços construtivos para resolver problemas entre os dois países".


O caso tem sido um agravante nas relações entre Washington e Ancara, aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.