Tempo

Chuva em baixa intensidade deve continuar no Maranhão

Diferente dos últimos anos, o período de estiagem no Estado, comumente no início do segundo semestre, sofreu um atraso, por fatores desconhecidos da natureza, conforme especialista

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Tempo fechado em São Luís em pleno mês de agosto, amenizando calor
Tempo fechado em São Luís em pleno mês de agosto, amenizando calor (chuva)

SÃO LUÍS - O clima instável e a chuva em bai­xa intensidade devem continuar nos próximos dias no Maranhão, de acordo com Andréa Cerqueira, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Diferente dos últimos anos, o período de estiagem no estado, comumente no início do segundo semestre, sofreu um atraso, conforme a especialista, por fatores da natureza.

“Prevemos que os meses de junho e julho marcam a transição do período chuvoso para a estiagem no Maranhão, mas este ano tudo está sendo diferente. São fatores da natureza. Tudo é muito incerto. Já estamos no mês de agosto e a chuva, mesmo que em baixa intensidade, em relação ao início do ano, não para. Acreditamos que restam poucos dias com chuva e a seca vai se instalar”, explicou Andréa Cerqueira a O Estado.

Benefícios
A meteorologista destacou que o aumento do volume de chuva este ano no estado trouxe benefícios. “Diminuiu mais o calor que estava fazendo, pois o Maranhão é um estado muito quente e seco. Calor, circulação do vento, temperatura alta também propiciam para a formação de nuvens carregadas. Com esse fenômeno, esperamos também uma redução no número de focos de queimadas no estado, que no ano passado tivemos muitos. A vegetação está úmida e isso impede a propagação veloz do fo­go”, explicou a especialista Andréa Cerqueira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.