Demandas

Defensoria faz mutirão itinerante em Cajari

De acordo com a instituição, foram beneficiadas 25 pessoas com a prestação do serviço de assistência jurídica gratuita e integral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Vinte e cinco assistidos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), residentes no município Cajari, foram beneficiados esta semana com a prestação do serviço de assistência jurídica gratuita e integral realizado pela instituição, nas proximidades de suas casas. Termo judiciário de Viana, Cajari situa-se a cerca de 40 km da sede da comarca, onde funciona o núcleo regional da DPE/MA.

O mutirão, coordenado pelas defensoras públicas Lívia Maria Silva Macêdo e Suellen Santos Rodrigues Aguiar, teve como objetivo atender as principais demandas identificadas pelo núcleo na região como: ações de família, registro público, mediações de conflitos, dentre outros.

O trabalho, que contou com o apoio das funcionárias do núcleo Lucinete dos Santos e Adninelma Cantanhede, bem como a estágiária Belna Cristina Meireles, foi desenvolvido em sala cedida pela Câmara Municipal de Cajari, conforme articulação previamente estabelecida. O deslocamento dos defensores públicos aos termos judiciários e outras localidades, é uma das iniciativas fomentadas pela atual gestão em seu plano de ação para o biênio 2018/2019.

“Observamos que os atendimentos aos assistidos de Cajari vinham crescendo bastante, nos últimos meses. Daí percebemos a necessidade de realizar um mutirão na própria cidade, uma vez que, por falta de condições financeiras para pagar a passagem entre os municípios, os assistidos acabavam não retornando para o atendimento com as defensoras públicas, prejudicando o andamento das providências a serem adotadas”, justificou Lívia Macêdo.

Segundo Suellen Aguiar, a intenção é estabelecer um cronograma de atendimentos voltados ao município de Cajari, facilitando o acesso dos assistidos aos seus direitos. “Para isso, pretendemos firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, de forma que eles realizem a triagem, e a cada período pré-determinado, nos deslocaríamos à cidade, numa espécie de Defensoria Itinerante”, adiantou a defensora pública.

O Núcleo Regional da DPE/MA, em Viana, situa-se na Rua Prof° Antônio Lopes, 262, Bairro Matriz, e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nas mais diversas áreas, incluindo cível, criminal, família e infância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.