Cinema

Bullying em debate na telona

Segundo filme com roteiro assinado pelo jornalista maranhense Marco Aurélio D’Eça, de O Estado, discute aspectos de um dos grandes problemas sociais do século XXI

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Cena do filme "Bullying - aconteceu comigo"
Cena do filme "Bullying - aconteceu comigo" (Bullying)

SÃO LUÍS- O filme “Bullying - aconteceu comigo” aborda a crueldade infantil inconsequente, a opressão familiar e a omissão escolar como pano de fundo para a produção cujo roteiro leva a assinatura do jornalista maranhense Marco Aurélio D’Eça – editor de política de O Estado. A produção, que tem direção dos cariocas Jorge Silpen e Carlão Limeira e dos maranhenses Lêda Lima e Rick Ramos, será exibida hoje, às 18h, em sessão especial para convidados, no Cine Praia Grande. O filme continua em cartaz esta semana, em sessões voltadas ao público.

O filme se passa em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, onde a disputa por espaço e por popularidade abre alas para uma série de questões sociais do século XXI, e leva a tragédias, mas também a superações. Há cenas fortes, debates intensos e discussões sobre o que é saudável e o que é agressivo nas relações infantojuvenis e destes com os adultos.

Gravado entre abril e maio na capital maranhense – em locações que vão desde salas de aula e pátios de escolas até o Cemitério do Gavião, “Bullying” pretende discutir o que é normal e o que é diferente em uma pessoa, uma comunidade, uma sociedade. “A gente se propõe a avaliar as causas e consequências deste mal chamado bullying, que assola a sociedade do século XXI”, diz o diretor Jorge Silpen.

O filme
“Bullying - Aconteceu Comigo” foi produzido por Lêda Lima, que também co-assina o roteiro e a direção do filme, o segundo roteiro de Marco Aurélio D’Eça a chegar nas telonas. O primeiro foi “Glamour – Glória e Tragédia”, lançado em 2017. “Bullyng” foi produzido pela Oficina de Interpretação SLZ, com participação da agência carioca Produtores Associados, com atores maranhenses, alguns com experiência no cinema, teatro e em musicais.

“Nossa proposta no universo do cinema maranhense é exatamente tentar fugir do cinema ‘papo-cabeça e abrir espaço para novos talentos, seja na representação, seja na técnica, com discussões de temas atuais, sem a linguagem do documentário e com foco na ficção, no romance. Conseguimos isso com ‘Glamour...” e esperamos o mesmo impacto com ‘Bullying’”, disse Marco Aurélio D’Eça.

Uma das atrações do novo trabalho do autor maranhense é a parceria com o produtor e diretor de elenco paulista Luciano Baldan, responsável pela escolha dos personagens. Baldan tem no currículo, além dos filmes “Carandiru” e “Bruna Surfistinha”, a série “Carcereiros”, recém-apresentada na TV Globo, e o sucesso cinematográfico “Bingo: o Rei das Manhãs”, que conta a história do palhaço Bozo e chegou a concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro em 2017.

Mais

“High School Musical” em fase de preparação

Além dos trabalhos no cinema, a Oficina de Interpretação SLZ, do casal Marco Aurélio D’Eça e Lêda Lima atua ainda na produção teatral. E já está em fase de montagem do musical “High School Musical”, primeira encenação do espetáculo da Disney no Brasil, com data prevista de estreia para outubro. O musical, só com atores maranhenses, é coproduzido em parceria com a companhia paulista Troupe Parabolandos, responsável pelo roteiro, preparação de elenco e cenografia.

Serviço

O quê

Exibição do filme ““Bullyng – aconteceu comigo”

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Cine Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.