Descaso com a saúde

Coren constata problemas no Hospital da Criança

Unidade de saúde, de acordo com a entidade, possui falta de estrutura na unidade e número insuficiente de profissionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Semus diz que será entregue a primeira etapa da obra do Hospital da Criança
Semus diz que será entregue a primeira etapa da obra do Hospital da Criança (Hospital da Criança)

SÃO LUÍS - Uma das unidades de saúde mais importantes da cidade, o Hospital da Criança, na avenida dos Franceses, na Alemanha, possui problemas que vão desde a ausência de estrutura para atendimento de pacientes e número insuficiente de profissionais. Estas e outras questões foram constatadas pela direção do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren) durante fiscalização realizada no local esta semana.

Devido à série de irregularidades, a entidade protocolará denúncia no Ministério Público do Maranhão (MP) nos próximos dias. Sobre os problemas comprovados pelo Coren, a Prefeitura de São Luís informou que uma “eventual demora no atendimento aos pacientes deve-se ao aumento da demanda. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será realizado um processo seletivo no segundo semestre para a contratação de equipes de enfermagem”.

Durante a verificação da demanda no hospital, membros do Coren constaram, por exemplo, uma sobrecarga na rotina dos enfermeiros. Segundo a entidade, em alguns casos, os profissionais chegam a atender até 60 crianças por dia, o que configuraria um excesso de trabalho. “O atendimento fica deficitário e a população não consegue ter uma assistência de qualidade”, disse o secretário do Coren no Maranhão, Jamson Oliveira.

Além da demanda de trabalho, outro problema constatado pela entidade foi a questão física. O Estado esteve na tarde de ontem no Hospital da Criança e não teve autorização para entrar na parte interna. Mas, de acordo com a direção do Coren, foram encontrados colchonetes em cima de poças de água e pacientes nos corredores. “Trata-se de uma questão emergencial e, por essa razão, a entidade encaminhará nos próximos dias um relatório para o órgão responsável acerca das irregularidades constatadas”, afirmou o presidente do Coren do estado, Patrick Gomes.

Reforma que não sai

Somados aos problemas do Hospital da Criança, estão ainda o atraso na entrega da ampliação da unidade, que estava prevista para ser entregue em 2016. De acordo com a Prefeitura, por meio de nota, nos próximos dias será entregue a primeira etapa da obra di hospital Ainda segundo o Município, diariamente, é feita a classificação dos pacientes em situação do risco, o que determinaria neste caso as prioridades de atendimento.

Nota da Semus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que nos próximos dias será entregue a primeira etapa da obra do Hospital da Criança, que auxiliará na qualidade do atendimento dos pacientes. A Semus esclarece que tem mantido os esforços para adequar o número de profissionais na unidade de saúde e que será realizado um processo seletivo no segundo semestre para contratação de equipes de enfermagem.

A Secretaria comunica ainda que eventual situação de demora no atendimento aos pacientes deve-se ao aumento da demanda na rede de urgência e emergência do município, e esclarece que realiza o atendimento de todos os pacientes que buscam a unidade de saúde e a prioridade no atendimento é feita de acordo com a classificação de risco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.