Notícias falsas

Campanha contra as fake news é lançada no Maranhão

Iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil no estado visa proteger as diversas instituições sociais; iniciativa tem parceria com a Arquidiocese de São Luís

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Thiago Diaz, ao lado de dom Belisário e José Luís Gama, fala sobre o combate às fake news
Thiago Diaz, ao lado de dom Belisário e José Luís Gama, fala sobre o combate às fake news (Thiago Diaz, presidente da OAB)

SÃO LUÍS - A preocupação contra as chamadas fake news ou notícias falsas pautará campanha educativa lançada na noite de ontem em solenidade realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB) e que será organizada pela entidade. A ideia dos responsáveis, neste caso, é contribuir com a sociedade na identificação de uma notícia que não seja verdadeira. A campanha, ainda de acordo com a OAB, ocorrerá em parceria com a Arquidiocese de São Luís.

O projeto de combate às fake news foi elaborado pelas comissões da Advocacia Eleitoral, de Direito Digital e Extraordinária da OAB. Durante os trabalhos, que deverão se estender até o fim do processo eleitoral, serão realizadas rodadas de diálogos e debates sobre a temática.

No lançamento, o presidente da OAB no estado, Thiago Diaz, disse que serão disponibilizados dois serviços de denúncia às fake news. Um deles será o telefone (98) 98179-9022. A partir deste canal será possível encaminhar possíveis denúncias de notícias inverídicas que serão apuradas.

O outro serviço anunciado será a efetivação da Comissão Extraordinária de Combate às Fake News no Maranhão. Ambas as ferramentas (telefone e comissão) deverão estar disponíveis ao público nos próximos dias. “Todo o aparato tecnológico trouxe benefícios para a comunicação, mas junto com ele vieram alguns problemas e são esses entraves que deverão ser debatidos na campanha que a OAB realizará”, disse Thiago Diaz.

Entidades

De acordo com o dirigente, outras entidades – além da Arquidiocese – serão chamadas durante o processo. “Estamos convocando outras instituições para debater esse momento em que vivemos, com atitudes radicais e posicionamentos extremistas na internet, com notícias inventadas e que ferem os direitos de muitos cidadãos”,afirmou Diaz.

Já o arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva, disse que era uma honra para a Arquidiocese participar dessa iniciativa da OAB. “Fico muito feliz de poder participar desta nobre causa. Esse trabalho é muito importante na medida em que busca acabar com posturas radicais no mundo virtual, com a produção de notícias inventadas”, afirmou.

Frase

“Todo o aparato tecnológico trouxe benefícios para a comunicação, mas junto com ele vieram alguns problemas, e são esses entraves que deverão ser debatidos na campanha que a OAB realizará”

Thiago Diaz

Presidente da OAB/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.