Viagem segura

93 notificações a donos de embarcações irregulares

Dado é da Capitania dos Portos do Maranhão sobre as férias; entre as infrações mais comuns, a ausência de habilitação do condutor e de coletes salva-vidas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Fiscalização da Marinha foi intensificada durante as férias de julho
Fiscalização da Marinha foi intensificada durante as férias de julho (marinha)

Levantamento da Capitania dos Portos do Maranhão aponta que, de 1º a 31 de julho deste ano, foram registradas 93 notificações a donos de embarcações consideradas irregulares e que transportaram passageiros e/ou serviram para deslocamento de cargas no Maranhão. De acordo com o órgão fiscalizador, durante o período foram 16 embarcações apreendidas. Pelo menos cinco inquéritos foram abertos para checar a origem dos meios de transporte.

Entre as infrações mais comuns na Região Metropolitana e em outros municípios do interior do estado estiveram a ausência de habilitação do condutor da embarcação, além da falta de registro do meio de transporte e número indevido de coletes salva-vidas. Outra irregularidade comum foi a ausência de boias.

A O Estado, o capitão dos Portos do Maranhão, André Luiz Trindade, informou que no último mês foram feitas 816 abordagens a responsáveis por embarcações em todo o estado, número duas vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado. “Intensificamos as fiscalizações e garantimos, em um momento de grande fluxo de passageiros pelo período de férias, viagens seguras para todos”, disse.

De acordo com o capitão e considerando o número de abordagens, foram feitos 27 procedimentos do gênero por dia somente no período de férias escolares deste ano. “A elevação do número de abordagens reforça a preocupação com a segurança dos usuários deste meio de transporte”, frisou.

No dia 11 de julho deste ano, uma embarcação foi impedida de seguir viagem por uma equipe da Capitania dos Portos que fiscalizava meios de transporte do gênero a partir da Rampa Campos Melo, na avenida Beira-Mar. De acordo com os fiscais, houve constatação de superlotação na estrutura, conhecida popularmente como biana. Os marinheiros também constataram que o condutor não tinha habilitação para trabalhar com transporte marítimo.

O flagrante do trabalho da Marinha foi feito à época por O Estado. De acordo com populares, entre os passageiros, estavam integrantes do elenco do filme “Muleque Té Doido 3”, uma comédia maranhen­se. Eles se preparavam para fazer filmagens nas águas da Baía de São Marcos.

Números

Operação Férias
816 abordagens
93 notificações
16 embarcações apreendidas
5 inquéritos administrativos abertos

Fonte: Capitania dos Portos do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.