Editorial

Para seguir com saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Agosto começa nesta quarta-feira e já chega com um compromisso inadiável para pais e responsáveis em todo o país. Deles dependem a saúde e o futuro dos pequenos brasileiros. É a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo, que começará na segunda-feira (6). Em São Luís, a ação servirá como uma espécie de reforço. Isso porque, na capital, por recomendação do Ministério da Saúde, o ato foi iniciado na segunda-feira (23) de julho. Mas, com o apelo na mídia nacional a medida será intensificada, fazendo com que mais crianças sejam levadas aos postos de saúde para serem imunizadas.

E todos devem estar atentos para imunizar as crianças e prevenir o aparecimento de doenças indesejáveis. Prazo para isso há: a atividade prosseguirá até o da 31 deste mês. O objetivo da ação é aumentar coberturas vacinais para evitar a reintrodução dessas doenças, já erradicadas do país há vários anos, caso da poliomielite. De acordo com dados do MS, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas em todo o país.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. O alerta para a realização da campanha este ano acendeu quando o Ministério da Saúde observou redução nas coberturas vacinais no país, inclusive com risco da volta de doenças que já não circulavam no Brasil. Entre fatores apontados para essa baixa, estão o desconhecimento sobre doenças já eliminadas; horários de funcionamento das unidades de saúde incompatíveis com as novas rotinas da população; circulação de notícias falsas na internet, causando dúvidas sobre a segurança e eficácia das vacinas; além da inadequada alimentação dos sistemas de informação.

Vale destacar que o Dia D de mobilização nacional será sábado, 18 deste mês. Na data, mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o país. A meta é imunizar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

Para pais e responsáveis que estão em dúvida, crianças de um ano a menores de cinco devem ser vacinadas contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. Os estados já receberam as 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). A campanha nacional busca evitar que as doenças não voltem a ser notificadas no Brasil. Para isso, a apresentadora Xuxa é madrinha da campanha e é a estrela dos comerciais da campanha neste ano. Ela também foi garota propaganda de ação nos anos 1980. Na época, a iniciativa bateu recordes e foi reconhecida até pela OMS. Em 3D, a propaganda deste ano faz essa viagem ao passado, nas décadas de 1980/1990, época em que as autoridades de saúde se uniram para erradicar as duas doenças do país. Criaram até um mascote, o Zé Gotinha. Nesta edição, Xuxa e o Zé Gotinha ganharão o reforço da Galinha Pintadinha e de dançarinos do game Just Dance.

Diante dessas escolhas de revisitar o passado, mesmo que como alerta, pais e responsáveis, preocupados com o avanço das enfermidades, só esperam que a única coisa que permaneça no imaginário da infância dos pequenos seja Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.