Cinema

Curtas em destaque

Projeto “Cinemateca Lume”, do Cine Lume, terá início na próxima segunda-feira, com a exibição de seis curtas-metragens antes das produções da semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Documentário Marina será exibido em projeto do Cine Lume
Documentário Marina será exibido em projeto do Cine Lume (Documentário marina)

SÃO LUÍS- O cinema maranhense será o centro das atenções no mês de agosto, com o projeto “Cinemateca Lume”, a partir da próxima segunda-feira (6), às 20h, no Cine Lume (Renascença II). Toda semana, um filme em curta-metragem maranhense será exibido na sala, acompanhando o lançamento do período. O acervo para exibição já chega a 100 curtas-metragens. O projeto, entre outras coisas, prevê um pequeno retorno financeiro para cada curta, advindo da bilheteria.

Segundo Frederico Machado, diretor do Cine Lume, toda primeira segunda-feira do mês de agosto haverá exibição de curtas, seguida de um debate com os realizadores. “Qualquer cineasta maranhense que quiser participar da iniciativa poderá entrar em contato e trazer seu filme para nosso espaço. Esperamos, com isso, dar mais força ao cinema maranhense como um todo e respeito aos mais variados realizadores do nosso estado e da nossa cidade. Além disso, o Cine Lume será um dos pontos de encontro das reuniões da Associação Brasileira de Documentaristas no Maranhão, quando os associados assim desejarem”, frisou Frederico Machado.

Filmes
A abertura do projeto será com os filmes “Marina”, “Carnavália”, “Amniogênese”, “Você é diferente” e “Jardim Suspenso”. O primeiro, do diretor Taciano Brito, conta a história de Marina, uma senhora negra nascida na década de 1930, em Bacuri, interior de Cururupu, no Maranhão, que aos sete anos, já acostumada a trabalhar na roça, foi separada da mãe e dos irmãos para trabalhar em uma casa de família na capital. Em regime escravo, Dona Marina trabalhava das 4h às 22h, ainda criança, começando, assim, sua árdua trajetória. “Carnavália”, por sua vez, de Áurea Maranhão e Ramusyo Brasil, revela as complexidades das relações sociais homem e mulher, fragilidade e força. Trata-se de um filme para refletir sobre o feminino, o abuso e a violência contra a mulher.

Além desses, será exibido, também, “Amniogênese”, de Rose Pane, que apresenta espíritos no limbo, em diálogo sobre nascer e não nascer, viver e morrer. Já “Você é diferente”, uma produção de alunos da Escola de Cinema do Maranhão. Segundo o diretor, George Pedroso, o roteiro do filme surgiu depois da insatisfação com os curtas produzidos com temáticas relacionadas a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTQ). Por último, “Jardim Suspenso”, com direção e roteiro de Euclides Moreia Neto, é o primeiro filme maranhense em 35mm. É a adaptação do poema homônimo do escritor maranhense José Chagas e reflete uma questão ainda hoje latente para os habitantes de São Luís: o descaso com o patrimônio histórico-arquitetônico.

“A ideia é fazer com que o cinema maranhense se torne mais conhecido, abordando as produções do cineastas desde a década de 1970, com Murilo Santos e Breno Ferreira, por exemplo, até a nova geração, com Áurea Maranhão e Al Danúzio, entre diversos outros”, destacou Frederico Machado. Ainda conforme o diretor, A Cinemateca funcionará como fonte de pesquisa. “Os interessados em pesquisar poderão agendar as exibições, solicitar cópias de filmes, entre outras coisas”, informou.

Serviço

O quê

Abertura do projeto “Cinemateca Lume”

Quando

Na próxima segunda-feira, às 20h

Onde

Cine Lume (Renascença II)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.