Medicina

Acadêmicos são recebidos para internato no HU-UFMA

Estudantes do 9º período do curso de Medicina da UFMA iniciam atividades práticas para a conclusão do curso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, recebeu na manhã de segunda-feira, 30, mais uma turma do curso de Medicina da UFMA para iniciar o internato na instituição. Durante 24 meses, 44 alunos vão vivenciar in loco as práticas das áreas de saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral. Esta é a centésima turma do curso de medicina da UFMA.

Na solenidade de acolhimento, além da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, estavam presentes a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; a coordenadora do curso de Medicina da UFMA, Maria do Carmo Lacerda Barbosa; a coordenadora do internato hospitalar, Adriana Lima Reis e a coordenadora do Internato em Pediatria, Feliciana Pinheiro.

O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina. Nele, o acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço e é acompanhado por residentes. Proporciona o aprimoramento e o acúmulo de experiência para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. A turma inicia o internato no HU-UFMA pela área da pediatria, percorrendo posteriormente as diversas áreas.

O período de estágio tem por objetivos específicos consolidar os conhecimentos e habilidades adquiridas pelo acadêmico nos oito primeiros semestres letivos do curso de medicina por meio da interação com usuários e profissionais da saúde; possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde através do contato com problemas reais, para que o mesmo possa assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção; e estimular o senso crítico do aluno, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressaltou a oportunidade que os acadêmicos têm de estagiar no maior hospital da rede MEC. “O Internato é um feito importante, que a gente coloca como mérito muito grande do curso de Medicina da UFMA, mas com uma parcela significativa do HU. Vocês estão tendo uma chance única de estarem aqui, no maior campo de prática dos cursos da área das ciências da saúde. Aproveitem ao máximo essa experiência e nos ajudem contribuindo cada vez mais com o nosso crescimento”.

Expectativas

A acadêmica Edith Mendonça Batista disse esperar que suas expectativas sejam correspondidas. “É a hora de vermos se o Internato é tudo o que realmente escutamos falar: bastante enriquecedor, a oportunidade de consolidar tudo o que aprendemos. Será o momento de interagir com a equipe multiprofissional e vivenciar a rotina do paciente, entendendo o caso, acompanhando a sua evolução, vendo o quão diferente é a doença no livro e na vida real”.

O estudante Talysson Martins Rodrigues se mostrou bastante motivado com essa nova etapa da sua formação. “Esse é o momento em que todo acadêmico sedimenta seus conhecimentos adquiridos ao longo da parte do ciclo básico, do ciclo clínico, conseguindo ter maior responsabilidade, uma visão bem mais prática da atividade do médico. Sempre pensei em ser cirurgião e essa é a oportunidade de passar em grandes áreas e desenvolver as habilidades para poder fazer um bom atendimento à comunidade”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.