COLUNA

Plano B comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Não deixa de ser estranha a insistência do governador Flávio Dino (PCdoB) em ter Carlos Brandão (PRB) em sua chapa como candidato a vice-governador. É estranha justamente porque há um entendimento de que Brandão está sim inelegível, porque assumiu o comando do estado em período após dia 7 de abril.
E mais estranha ainda é que dentro das paredes dos Leões já se fala em plano B para o caso de o pedido de registro de candidatura de Carlos Brandão ser negado. O ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil Marcelo Tavares (PSB) é a primeira opção dos comunistas para substituir o vice-governador.
Tavares, que é pré-candidato a deputado estadual, já admitiu que o seu nome seria uma alternativa, em caso de impedimento do atual vice.
“Se Brandão estiver impedido, o PSB apresentará meu nome para vice. Isso já está discutido”, destacou ele, acrescentando, contudo, que o entendimento do governo é o de que o ex-tucano pode se candidatar novamente a vice.
Mas sabendo do problema, quais motivos levaram Dino a insistir na composição da chapa com Brandão? Nos bastidores, existe teoria de todo tipo: da que vai da enrolação de Dino para se livrar de Brandão sem ter de enfrentar críticas, chamando o comunista mais uma vez de traidor, até a história de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) seria o caminho a ser dado a Brandão em caso de inelegibilidade.
Do dia 6 até 15 de agosto, esta situação deve começar a se desenrolar, com a chegada do prazo para pedido de registro de candidatura.

Nova esperança
A possibilidade da inelegibilidade de Carlos Brandão reacendeu a esperança dos petistas do Maranhão de compor a chapa majoritária de Flávio Dino.
O PT - que do comunista ganhou somente o direito de não entrar em chapão nas proporcionais - passou mais de dois meses mandando recados indiretos para Dino, que não deu confiança.
Mas agora, com essa possibilidade de um novo plano para a majoritária, os petistas se animaram e vão tentar de novo fazer parte da chapa dinista. Será que conseguem?

Continuará a desafiar?
A pré-campanha eleitoral no Maranhão demonstrou que o comunista Flávio Dino não se preocupa muito com a Justiça Eleitoral.
Em cerca de dois meses, o governador participou de eventos que tiveram até pedido expresso de voto, o que é vedado no período.
Fica a dúvida agora se a partir do dia 15 de agosto - quando a campanha propriamente dita poderá ganhar as ruas - Dino continuará desafiando a legislação e deixando o processo desequilibrado.

Decisão
E uma prova de como desafia a Justiça é a propaganda irregular que o governo Dino mantém nas redes sociais. Mas, nesse caso, teve consequências.
O juiz Alexandre Lopes de Abreu, auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), entendeu que esse tipo de propaganda é um ato ilegal e determinou a retirada das postagens.
Uma decisão correta, já que, com a facilidade da estrutura, o governo Dino pode sair na frente dos seus adversários com propagandas disfarçadas de institucionais.

Em queda
Dados do IBGE revelaram que o Maranhão continua em queda livre em relação a números do Produto Interno Bruto (PIB).
O estado registrou em 2016 e 2017 recuo de 11,5%, menor apenas que Espírito Santo e Sergipe.
Desde 2015, quando apresentou queda de 4,1%, o PIB maranhense vem seguindo na contramão de anos anteriores e acumulando resultado negativo.

Desmentindo
O apressado Duarte Júnior, por meio de sua assessoria, enviou uma “sujestão” (sic) de pauta, afirmando que o secretário de Educação, Felipe Camarão, teria fechado apoio à sua candidatura.
Minutos após disparada a tal sugestão, o secretário Felipe Camarão se apressou em divulgar uma nota negando que esteja apoiando somente um candidato do grupo de Flávio Dino.
“Eu me abstenho de apoiar somente um ou outro candidato”, disse Camarão, que aos mais próximos reclamou da postura do ex-colega de governo.

Engessada
O governador Flávio Dino concederá hoje entrevista ao Jornal da Mira, na Rádio Mirante FM. O comunista entrou na Justiça pedindo o espaço na rádio, o que nunca havia sido negado a ele.
A assessoria do governador alegou que enviou e-mail solicitando a entrevista, mas o contato não ocorreu, porque nunca chegou tal e-mail à produção do programa ou à direção da emissora.
O fato é que Dino concederá a entrevista com os temas já definidos, conforme a decisão judicial.

DE OLHO
R$ 4 milhões é o valor extraorçamentário já gasto pelo governo em 2018. Receberam esta verba a Agência de Mobilidade Urbana e também a Agência Metropolitana.

E MAIS

• A ação na Justiça de Flávio Dino contra a Rádio Mirante se deu devido a uma entrevista, em abril, feita com a ex-governadora Roseana Sarney.

• Na ocasião, a entrevista foi feita devido a fake news espalhadas dando conta de que ela não seria mais candidata ao governo.

• Os demais pré-candidatos ao governo do Maranhão também serão entrevistados no Jornal da Mira. Amanhã, será a vez do senador Roberto Rocha do PSDB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.