COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O grande acontecimento literário do fim de semana no Brasil foi a décima sexta edição da Festa Internacional Literária de Paraty (RJ), evento que aconteceu às margens do rio Perequê-Açu e que reuniu autores em conversas que transitaram por muitos temas, como teatro, cinema e ciência. A Flip ofereceu uma programação mantendo seus princípios fundadores: originalidade, intimismo e informalidade. Contrariando o que informou esta coluna, sabe-se agora de pelo menos dois intelectuais maranhenses que estiveram presentes: o desembargador Lourival Serejo e o procurador Bruno Tomé Fonseca (foto)
O grande acontecimento literário do fim de semana no Brasil foi a décima sexta edição da Festa Internacional Literária de Paraty (RJ), evento que aconteceu às margens do rio Perequê-Açu e que reuniu autores em conversas que transitaram por muitos temas, como teatro, cinema e ciência. A Flip ofereceu uma programação mantendo seus princípios fundadores: originalidade, intimismo e informalidade. Contrariando o que informou esta coluna, sabe-se agora de pelo menos dois intelectuais maranhenses que estiveram presentes: o desembargador Lourival Serejo e o procurador Bruno Tomé Fonseca (foto)

Flores para Alcione
Quem prestigiou a última sessão do espetáculo Pão com Ovo, domingo, no Teatro Arthur Azevedo, foi a cantora Alcione, sempre homenageada pelos atores da Companhia Santa Ignorância na comédia, que é sucesso de bilheteria e lotou a casa em dois fins de semana, alcançando um público de 5.760 pessoas.
A “Marrom” recebeu flores, subiu ao palco, agradeceu e cantou uma música, após elogiar o desempenho dos atores Adeilson Santos, César Boaes e Charles Júnior, que se revezam em vários personagens durante o aplaudido espetáculo, que agora segue para Teresina (PI), onde será apresentado no próximo fim de semana.
A cantora, uma das vozes mais marcantes do Brasil, veio a São Luís para a convenção partidária que confirmou o nome de Roseana Sarney como candidata ao Governo do Estado nas eleições de outubro.

Encontro pedagógico
O Instituto Florence de Ensino Superior, instituição comandada pela doutora em Saúde Coletiva Rita Ivana Barbosa Gomes (vai completar 50 anos e dará uma grande festa) promoverá o segundo Encontro Pedagógico do ano nesta quarta-feira (1º de agosto), em parceria com a Diretoria Acadêmica e as coordenações de cursos.
O evento dará as boas-vindas ao corpo docente e iniciará as ações para o semestre letivo.
O tema principal a ser apresentado será “Metodologia Ativa no Ensino Superior: um Caso de Sucesso na Vivência das Estratégias de Ensino”, palestra que será proferida pelo professor Geraldo Alécio de Oliveira, doutor em Farmácia e coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi (SP).

Ciclismo em Teresina
Uma maranhense venceu o Campeonato Brasileiro sub-30 e Master de Ciclismo, disputa que aconteceu no último fim de semana, em Teresina (PI). Subiu
ao pódio Lorena Pedrosa.
A competição reuniu mais de 300 atletas de todas as capitais do Brasil, além do Distrito Federal, em provas de contrarrelógio e resistência, que ocorreram no Rodoanel e na Ponte Estaiada.

Berchmans em SLZ
Na próxima sexta-feira, desembarcará em São Luís o pianista Tony Berchmans, que vem para apresentar um concerto inédito nesta capital. Ele apresentará, ao vivo, uma
trilha sonora para o filme “O Garoto”, de Charlie Chaplin.
A proposta já realizou mais de 120 edições, entre cidades do Brasil e da Europa.
Trata-se de um raro tributo ao cinema e à trilha sonora e um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de clássicos ao vivo torna-se uma experiência audiovisual única.
No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Processo seletivo na Ufma
A Universidade Federal do Maranhão divulgou edital do Processo Seletivo para preenchimento de vagas ociosas deste ano. Estão sendo ofertadas 1.293 para 47
cursos da instituição nas modalidades “remoção”, “reopção”, “transferência voluntária” e “matrícula de graduado”. As inscrições estarão abertas de 8 a 10 de agosto, nos campi de oferta das vagas.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas, exclusivamente, de forma presencial nos locais estabelecidos.

TRIVIAL VARIADO
Qualquer pessoa pode fabricar sua própria arma de fogo nos Estados Unidos com uma impressora 3D. O Departamento de Justiça dos EUA determinou que arquivos digitais que explicam como fabricar armas por meio desse tipo de tecnologia podem ser disponibilizados na internet.

Pelo tamanho dos partidos e pelas alianças que formaram, dois candidatos disputam o Palácio dos Leões em condições equivalentes – Flávio Dino e Roseana. Os outros apelarão para o discurso de que são os diferentes.

A apresentadora Madalena Nobre, acostumada a homenagear empresas e empresários maranhenses, promoverá agora um evento para exaltar personalidades infantis. Trata-se do Prêmio Nobre Teens, em sua primeira edição, a ser realizado dia 18 de agosto, no Residencial Recepções.

Nesta quinta feira, Couleurs 4 Vert, a partir das 20h repete em dose dupla os Djs Mário Pseudo e Arsênio Filho, remixando flashbacks dos anos 70/ 80 e 90 e muito
Top 100 da atualidade. Couvert artístico apenas R$ 10.

Técnicos da Justiça Eleitoral afirmam que a rubrica genérica de serviços prestados por terceiros tem problemas, porque partidos, mesmo instados, não costumam explicar quem executou e qual foi o serviço.

Quem passou o fim de semana na cidade irradiando simpatia e alegria foi Maria Vandira Peixoto. Veio de Brasília dar um apoio na coordenação da convenção que homologou o nome de Roseana Sarney como candidata ao governo do estado.

Nas eleições de 2018, o que assusta mais os candidatos: pouco tempo de TV ou poucos seguidores? E anunciados já existem 18 pré-candidatos a presidente da República.

O carro da economia brasileira não pode ficar parado com medo da curva. O governo precisa ajudar, tirando o pé do freio. Para acelerar, é indispensável que faça a sua parte, tocando em frente a reforma tributária. Está mais do que provado: o sistema é complicado e ineficiente.
Em Brasília, costumam dizer que será tarefa de uma geração a concretização das reformas. Fica cada vez mais claro que essa geração ainda não nasceu.

Radiografia da crise no comércio de São Luís: a reclamação dos lojistas é de que está difícil vender e mais difícil ainda de receber.

A palavra fazenda vem da língua latina e significa coisas que devem ser feitas. O Ministério e a maioria das Secretarias da Fazenda no país deveriam e não evitaram o desperdício astronômico do dinheiro público.

Hoje é dia de memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola e do aniversário do Pe. João Rezende, que vai celebrar duas Missas em Ação de Graças.
Às 7h, no Carmelo São José, no Pirapora, e às 19h, na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, Vila São Luís.

O primeiro ensaio do Bloco Tradicional Os Feras já tem data, hora e local definidos: dia 4 de agosto, às 17h, na sede do bloco, na Praça da Saudade.

DE RELANCE

Tudo começa no dia 16
Em seis semanas, 147 milhões de eleitores estarão diante da urna eletrônica para decidir quem comandará o Brasil e o Maranhão pelos próximos quatro anos, em uma das eleições mais indefinidas e conturbadas desde a redemocratização. Além de governadores e presidente da República, serão escolhidos novos senadores e os novos deputados estaduais e federais. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto, quando é dada a largada da propaganda eleitoral nas ruas e na internet.

O que você precisa saber
Para ajudá-lo a se preparar, apresento hoje um resumo do que você precisa saber para votar sem sobressaltos – das datas importantes e novidades da disputa até os temas que devem pegar. A eleição será no dia 7 de e o segundo turno no dia 28. E só pode votar o eleitor que apresentar documento oficial com foto. Valem carteira de identidade (RG), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH) ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei (OAB, por exemplo).

Fique muito atento
Importante: só com o título de eleitor, não adianta. A menos que seja a via digital do documento (acessível via celular) que, para quem já fez o cadastro biométrico, vem com foto. E como confirmar seu local de votação? Tome nota: no site do Tribunal Superior Eleitoral, informando nome completo ou número do título, nome da mãe e data de nascimento. Acesse o site do TSE em tse.jus.br.

Dois novos senadores
Para o Senado, das três vagas do Maranhão, duas estarão abertas: a de Edison Lobão (MDB) e a de João Alberto (MDB), que completam seus mandatos (oito anos) em 2018. A terceira segue com Roberto Rocha (PSDB), eleito em 2014. Por isso, você terá de votar em dois candidatos para o cargo nesta eleição.

A paciência chega ao fim
Os candidatos ficam obrigados a mudar o disco. Os eleitores exigirão seriedade e pressa na solução dos gravíssimos problemas enfrentados pelo setor público. Administrar corretamente não é um presente, mas um dever. O primeiro desafio dos que vão concorrer é se adequar à realidade enfrentada pela maioria do povo, que enquadra as despesas ao que ganha.

Faltam respostas
A pergunta que os pretendentes a mandatos devem responder: é possível viver dentro do orçamento? Os que silenciarem estarão mostrando o defeito tradicional: jogar a conta pesada para os próximos governantes. A propósito, o pagamento de juros da dívida pública, desde 1º de janeiro até ontem, estava em 234 bilhões de reais. É o valor dos orçamentos dos Ministérios da Saúde e da Educação
somados para todo o ano.

Prazos que você não sabia
O período de campanha, que em 2014 era de 90 dias, encolheu para 45 dias. A propaganda eleitoral em rádio e TV terá 35 dias, a partir de 31 de agosto. Quanto maior for a bancada eleita no Congresso, maior será a fatia que cada partido receberá do fundo eleitoral nas próximas eleições.

Mais verde
A Fundação SOS Mata Atlântica anunciou suas propostas ambientais para candidatos nas eleições 2018. A mais ambiciosa delas: zerar o desmatamento ilegal em todo o território nacional. O relatório mais recente da ONG aponta que sete Estados já conseguiram a façanha. O Maranhão está entre as regiões que mais desmataram nos últimos anos. Atualmente, 75% da floresta amazônica no Maranhão já foi desmatada e o desmatamento ilegal persiste em um processo violento que provoca danos sociais, econômicos e ambientais visíveis.

Para escrever na pedra:
“Filme é um sonho, como a música. Nenhuma arte passa à nossa consciência da maneira como o filme faz. Ele vai diretamente para os nossos sentimentos e toca o fundo de nossas almas”. Ingmar Bergman (1918-2007), diretor de cinema sueco, cuja
morte completou 11 anos ontem.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.