Ordenação Diaconal e Presbiteral é realizada na Arquidiocese de São Luís

A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo bispo auxiliar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O evento foi realizado no Largo Calabriano da Paróquia São João Calábria
O evento foi realizado no Largo Calabriano da Paróquia São João Calábria (Arquidiocese São Luís )

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís realizou um momento memorável e cheio de alegria, no último Sábado, dia 28 de Julho, no Largo da Paróquia São João Calábria, localizada na Avenida Principal do bairro Jardim América, em São Luís, no ano em que a Paróquia celebra seus 30 anos de evangelização. Foi realizada a Ordenação diaconal do seminarista, Antônio Elton Aguiar da Silva e as Ordenações Presbiterais dos Diáconos, James Dean Serrão da Silva e Danylo Fontinele Silva. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e uma boa parte do clero da Arquidiocese de São Luís, que estiveram acompanhados de diáconos, postulantes ao diaconato permanente, seminaristas, cerimoniários e coroinhas.

O Largo Calabriano da Paróquia São João Calábria, ficou pequeno para acolher caravanas vindas de várias Paróquias por onde os ordenados passaram durante a caminhada vocacional até ali. Vieram inclusive caravanas de outras dioceses, destaque para um grande número de pessoas vindas da Diocese de Brejo que marcaram presença. Além de religiosas (os), familiares e amigos dos três ordenados, todos maravilhados com a importância do momento para cada um, para a Igreja e principalmente para Deus.

Após a proclamação do Evangelho, foi iniciado o Rito de Ordenação, com a apresentação dos candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado, seguindo- se da Homília. Na sequência foi realizada o Propósito dos eleitos, momento aonde eles manifestam perante a assembleia o desejo de assumirem o Ministério Diaconal e Presbiteral.

Encerrado esse momento, os três eleitos se prostaram e foi cantada a Ladainha. Realizou- se então o momento das Ordenações, iniciando com o eleito para a Ordem do Diaconado, Antônio Elton, que se ajoelhou diante do Bispo, que com a imposição das mãos realizou a prece da Ordenação, em seguida o ordenado foi paramentado, e recebeu o livro dos Evangelhos. Na sequência os eleitos a Ordem do Presbiterado, Danylo Fontinele Silva e James Dean Serrão da Silva, se ajoelharam para receberem a prece da Ordenação, sendo então paramentados com a estola e a casula.

Foi realizada ainda a unção com o óleo do Crisma na palma das mãos dos Ordenados. Encerrando o Rito da Ordenação Dom José Belisário, acolheu os ordenados com um abraço da paz, e logo em seguida todos os presbíteros presentes realizaram o mesmo gesto como forma de acolhida aos Ordenados. Ao final da celebração foram realizadas homenagens aos três ordenados e feito os agradecimentos. Após o encerramento da Missa, foi servido aos presentes um jantar, que foi embalado com show de músicas vocacionais com Anne Vieira e Banda.

Uma festa muito bonita que expressou todo o sentimento de alegria dos presentes. Desejamos que Deus possa continuar abençoando cada um, nesta longa caminhada. Que Deus e Maria Santíssima cuidem do Diácono Antônio Elton, Pe. Danylo Fontinele e do Pe. James Dean nessa longa jornada de servir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.